terça-feira, 17 de março de 2009

Parlamento convida ministros para debater a crise mundial

O Parlamento do Mercosul decidiu convidar os ministros da Fazenda dos países que integram o bloco para uma sessão especial - a ser realizada em abril, em Assunção - destinada ao debate de uma "estratégia regional comum de enfrentamento da crise financeira". O convite, elaborado por iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi incluído como anexo à principal declaração política aprovada durante a 16ª sessão do parlamento, realizada nesta segunda-feira (16), em Montevidéu.

Segundo a declaração, os países que integram o Mercosul devem investir no "aprofundamento do processo de integração" em resposta à ampliação da crise financeira mundial. O texto expressa as preocupações dos parlamentares do bloco com os efeitos da crise sobre os níveis de produção e emprego, a "forte inquietação" com a queda do comércio dentro do bloco econômico e a oposição ao protecionismo.

A declaração - à qual foi anexado o convite aos ministros - foi elaborada a partir de dois textos, apresentados pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, e pelo senador argentino Adolfo Rodríguez Saá. Por sugestão de Saá, foi incluída uma solicitação para que os governos dos países do bloco que participem da 5ª Cúpula das Américas, em abril, abordem o tema da crise econômica, inclusive a partir de sugestões aprovadas pelo Parlamento do Mercosul.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: