sábado, 2 de janeiro de 2010

Finanças aprova criação de universidade afro-brasileira


A Comissão de Finanças e Tributação aprovou no dia 16 o Projeto de Lei 3891/08, do Executivo, que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com o objetivo de formar recursos humanos para desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos.


Segundo o projeto, os cursos da Unilab serão ministrados preferencialmente em áreas de interesse comum dos integrantes da CPLP, com ênfase em temas que envolvam formação de professores, desenvolvimento agrário e processos de gestão e saúde pública, entre outros. A CPLP é integrada, além do Brasil, por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


A nova universidade deverá se caracterizar pela cooperação internacional e pelo intercâmbio acadêmico, com professores e alunos de todos os países da comunidade. Ela terá sede em Redenção, no Ceará, a primeira cidade brasileira a libertar todos os escravos, em 1883. Atualmente, o município tem cerca de 26 mil habitantes.

Nenhum comentário: