quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Colbert compara o combate à possibilidade de epidemia de dengue como uma ação de guerra

Integrante da Frente Parlamentar da Saúde, o deputado Colbert Martins, do PMDB da Bahia, considera acertada a estratégia de articulação entre os diversos órgãos governamentais no combate à dengue.

A possibilidade de epidemia de dengue em 16 estados brasileiros foi bem recebido por integrante da Frente Parlamentar da Saúde. A estratégia, anunciada vai contar com atos coordenados de vários setores.

Integrante da Frente Parlamentar da Saúde, o deputado Colbert Martins, do PMDB da Bahia, considera acertada a estratégia de articulação entre os diversos órgãos governamentais. Para o parlamentar, o exemplo pode ser adotado em outras áreas importantes, como a segurança pública. "É uma alternativa importante, toda integração de esforços costuma dar bons resultados. Eu acho que, neste momento, uma ação dessa integrada, forte, comandada pelo Ministério da Saúde e que nós venhamos a ter as condições junto com os municípios de poder operar conjuntamente, acho que teremos uma oportunidade muito grande de poder reduzir a transmissão e evitar que formas graves da doença aconteçam", ressalta. Colbert acredita que ações como essa precisam e devem ser integradas permanentemente. "Além de tudo isso tem que ter recursos para que se possa combater a dengue. Isso é uma guerra, uma ação de guerra", ressalta.

O Ministério da Defesa vai ceder pessoal para ações de vigilância e tratamento da doença. O Ministério do Turismo será responsável por divulgar informações sobre a dengue nos 65 maiores destinos turísticos do país. Já o Ministério da Previdência vai veicular mensagens educativas nos postos do INSS e nos extratos bancários de pensionistas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica ainda que além de cada ministério ter um papel específico, o plano vai envolver as secretarias de saúde dos 16 estados com mais alto risco de epidemia.

A orientação da Presidente Dilma Rouseff é que se faça um monitoramento permanente das ações com secretários estaduais de saúde e municípios com mais alto risco. O Ministério da Saúde vai implantar um sistema de informação pra que a gente possa ter informação semanal dos casos e das áreas de óbitos suspeitos nos municípios com mais alto risco. E os ministérios vão ter uma participação também, colaborar nessas reuniões e cada ministro vai indicar um representante para esse grupo interministerial, e teremos reuniões regulares desse grupo, que será coordenado pelo Ministério da Saúde.

O novo mapa de risco para a dengue no Brasil, passa de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia. Entre eles, estão Acre, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: