quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENADE: Colbert fala em reforma dos processos de avaliação

Discurso do dep.Colbert Martins em sessão na Câmara dos Deputados, nesta terça 10, quando se posicionou em relação ao ENADE e mostrou-se a favor da adoção de novos processos de avaliação do ensino nacional envolvendo toda a estrutura acadêmica e não somente o corpo discente.
Veja na íntegra:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro uma carta de Rafael Lima, da Universidade Federal de Feira de Santana e que é do Diretório da Área de Contábeis, que protesta contra o ENADE, dizendo que decidiu-se nesse grupo não participar do processo de avaliação, porque discorda da forma como a avaliação é feita.

O importante é que precisamos ter uma forma de avaliação, o importante é que venhamos a discutir uma maneira da qual a universidade seja avaliada, não os estudantes, muito menos por meio de uma só prova, mas toda universidade, todo curso, os professores, as instalações, as bibliotecas, até o aproveitamento dos estudantes. Mas que é necessário, e também todos na Bahia concordam, é que tenhamos um exame no qual afira-se como o estudante entra e sai, acho absolutamente necessário.


Assinalo por um dever de responsabilidade, até porque recebi esta carta, mas entendo que temos que aprofundar e averiguar os métodos de apuração das universidades do Brasil."

Nenhum comentário: