quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Drª Joyce Aragão de Jesus é homenageada por Colbert

O deputado Colbert Marftins em discurso na Câmara Federal, nessa segunda (10), prestou homenagem a Drª Joyce Aragão de Jesus, que tem realizado relevantes serviços de apoio aos portadores de doença falciforme no Estado da Bahia, através de ações de desenvolvimento de programas de assistência básica e alta complexidade aos portadores da doença.

“A Drª Joyce tem toda uma vida dedicada à medicina”, diz Colbert. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde e da Cooperação Internacional do Brasil no DF. Além disso, já exerceu cargo de Secretária de Saúde em São João de Meriti/RJ, e também, de Coordenadora do Grupo de trabalho de Controle de Doença Falciforme do Estado do Rio de Janeiro, entre tantas outras importantes funções.

A doença
A doença falciforme é a doença hereditária mais comum em todo o mundo. Dados do programa nacional de triagem neonatal mostram que nascem no Brasil por ano 3 500 crianças com doença falciforme e um em cada 35 com traço falciforme entre os recém nascidos vivos. “Na Bahia esses números assumem proporções alarmantes, nascem 1/650 com a doença e 1/17 com traços entre os nascidos vivos configurando uma questão de saúde publica”, ressalta o parlamentar.

Como 75% da população é de afro descendentes, a dimensão do problema do estado da Bahia pode ser comprovada pela presença de mais 6000 pacientes provenientes apenas da região metropolitana de Salvador inscritas no programa hemoba/UFBA.

“Portanto, estou prestando esta homenagem a Drª Joyce Aragão de Jesus pelo trabalho, esforço e dedicação, não só em Salvador, mas em todo Estado da Bahia.Era o que tinha a dizer.Muito obrigado.”, conclui Colbert.

Nenhum comentário: