sexta-feira, 25 de junho de 2010

Parecer sobre PEC dos Jornalistas deverá ser apresentado no próximo dia 30


O deputado Colbert Martins faz parte da Comissão Especial que analisa a PEC dos Jornalistas

O relator da proposta que exige diploma para o exercício da profissão de jornalista, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), deverá entregar no próximo dia 30 seu parecer na comissão especial que tem o deputado Colbert Martins como um dos membros. A previsão foi feita nesta semana pelo próprio parlamentar durante visita à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

A comissão especial analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, que restabelece a obrigatoriedade do diploma. Há exatamente um ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com essa exigência sob o argumento de que o diploma restringia a liberdade de expressão.

“Vou preparar um substitutivo para o autor da PEC, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e talvez levá-lo a Plenário já nas duas sessões seguintes, até o dia 15 de julho”, adiantou o relator.

Posição da ABI
Na reunião com deputados da comissão especial, o presidente da ABI, Maurício Azedo, defendeu de forma enfática o diploma de jornalista. “Temos uma posição histórica de defesa da formação em nível superior dos profissionais de imprensa, para que se tenha um alto padrão técnico, cultural e ético do jornalismo praticado no País”, disse.

Antes de iniciar o encontro, dezenas de jornalistas e representantes de entidades sindicais promoveram uma manifestação com faixas na porta do prédio da ABI. Também houve protestos em outras capitais pela volta da obrigatoriedade do diploma.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: