quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Minc pede aprovação de projetos para levar à Convenção do Clima

Em reunião da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, nessa terça (1º, tendo o deputado Colbert Martins como relator, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pediu aos deputados e senadores a votação de projetos relevantes para a proposta a ser apresentada pelo Brasil à Convenção do Clima (COP 15) da Organização das Nações Unidas, que ocorrerá em dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Na conferência, representantes de quase 200 países vão debater um acordo global que vai suceder o Protocolo de Quioto, que tem vigência até 2012. Os países que aprovaram o acordo, inclusive o Brasil, se comprometeram a reduzir em pelo menos 5% as emissões de gases poluentes em relação aos níveis verificados em 1990.

Projetos relevantes
Entre os projetos em tramitação no Congresso, o ministro solicitou a aprovação do Fundo de Compensação das Mudanças Climáticas. Já a presidente da comissão, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), propôs a inclusão do Projeto de Lei 5367/09, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que institui o Código Ambiental Brasileiro e prevê compensação financeira aos produtores rurais que preservam a natureza.
(Com informações da Agência e da Rádio Senado)

Nenhum comentário: