quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conselho debate uso de tecnologia no combate ao crime


O debate foi sugerido pelo deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que já coordenou o estudo sobre Crimes Cibernéticos e Investigações Digitais.

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara promoveu nessa terça (11) um debate sobre tecnologias de informação e criminalidade. Os deputados ouviram o empresário Jairo Fonseca, presidente da Light Infocon S/A. Essa empresa, com sede em Campina Grande (PB), desenvolveu um banco de dados que vem sendo utilizado pelas polícias de diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Austrália e Espanha.

Durante a reunião, os integrantes do conselho discutiram a criação de bancos de dados com tecnologia 100% brasileira. Em depoimento ao Conselho, o presidente da Light Infocon S/A, destacou que, hoje, só os produtos importados são utilizados. A Light Infocon fornece programas de computadores para a Câmara, o Senado e a Interpol.

Jairo lembrou que a área de hardware se desenvolveu com a reserva de mercado na informática, que começou em 1984. Disse que essa política fez o país se distanciar da tecnologia desenvolvida em outros países. Ressaltou também que com o fim da reserva, em 1991, não foi criada nenhuma política nacional para o setor.

O deputado Colbert Martins destacou que até o Tribunal Superior Eleitoral usa programas importados. Segundo o parlamentar do PMDB da Bahia, o software da urna eletrônica é americano. Ele afirmou que qualquer dúvida técnica sobre o software terá de ser resolvida nos Estados Unidos.
Fonte: Rádio Câmara

Nenhum comentário: