domingo, 18 de janeiro de 2009

Líderes sul-americanos participam do Fórum Social Mundial

O presidente Lula confirmou presença no Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém, no Pará, segundo reportagem deste domingo (18) da Agência Brasil. O líder brasileiro deve se encontrar no evento com os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Fernando Lugo, do Paraguai, e Michele Bachelet, do Chile.
Em sua 9ª edição, o FSM é considerado a principal resposta ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que é realizado no mesmo período. Este ano, os organizadores aguardam 120 mil participantes. Até o momento, 90 mil pessoas já se inscreveram.

Entre os temas que serão debate estão a crise econômica mundial, o aquecimento global e a situação das minorias na Amazônia. Segundo um dos criadores e organizadores do fórum, Cândido Grybowski, a escolha da capital paraense se deu pelo contexto das discussões ambientais. “Por causa da crise climática, decidimos realizar o Fórum no lugar que é grande patrimônio mundial. A Amazônia está no centro desse debate e não pode ser vista como um poço de gás carbônico”, disse Cândido à agência.

Diversidade
De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o fórum conta, em sua maioria, com um público jovem (até 35 anos) com alto grau de instrução. Nesta edição, no entanto, espera-se uma maior popularização do evento. “Nunca teve tanto indígena, quilombola, ribeirinho, extrativista, pescador. Vai ter uma mudança de perfil”, considerou Cândido.

Em sua Carta de Princípios, o fórum é definido como “um espaço aberto de encontro para aprofundamento da reflexão, voltado para o debate democrático de idéias e a formulação de propostas para superar o processo de empobrecimento gerado pela globalização”. A primeira edição foi realizada em 2001, em Porto Alegre (RS). A capital gaúcha sediou o evento também em 2002, 2003 e 2005.

No ano de 2004, o fórum foi realizado na Índia e, em 2006, concomitantemente em Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (América do Sul). Em 2007, voltou a ser centralizado, tendo ocorrido no Quênia (África). No ano passado, o evento se transformou em um Dia de Ação de Mobilização Global, celebrado em mais de 80 países.

Nenhum comentário: