domingo, 6 de dezembro de 2009

Colbert participa de Convenção na Dinamarca

O deputado federal Colbert Martins e membros da Comissão Mista de Mudanças Climáticas embarcaram nesse sábado (05) para a Copenhague, a capital da Dinamarca, que vai sediar entre 7 e 18 de dezembro a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15). No encontro será negociado um acordo de novas metas de redução dos gases do efeito estufa para substituir o Protocolo de Quioto, que vigora até 2012. Há muita expectativa em relação ao encontro porque Estados Unidos e China mostram-se reticentes quanto a definição de metas.

Para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, foi assinada a Convenção (COP ), em vigor desde 1994.

No âmbito da Convenção, foram definidos compromissos e obrigações para todos os países (denominados Partes da Convenção). Desde sua entrada em vigor, as Partes da Convenção realizam reuniões anuais, como a de 1997, que resultou no Protocolo de Kyoto, o qual estabelece metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos.

No entanto, as medidas adotadas até agora não impediram que essas emissões continuem aumentando. “Espera-se, então, que nesta 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima o mundo chegue a um acordo que contemple medidas significativas para mitigação do aquecimento global”, pondera o deputado Colbert Martins .

Nenhum comentário: