sexta-feira, 19 de junho de 2009

Colbert dá passo inicial para implantação da Região Metropolitana de Feira

Ministro Geddel garante apoio ao projeto
Um passo importante foi dado hoje (19), rumo à implantação do projeto de autoria do Deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que visa a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).

Num seminário de apresentação e discussão do seu projeto, Colbert reuniu, dentre outros, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta e mais nove prefeitos de municípios que farão parte da RMFS, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais.

Os deputados federais Fernando de Fabinho (DEM), João Leão (PT) e Sérgio Carneiro (PT), a deputada estadual Eliana Boaventura (PP), o secretário estadual, Ildes Ferreira, da Ciência Tecnologia e Inovação, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial de Feira de Santana, Cooperfeira e outras entidades também estiveram presentes.

Colbert entre o prefeito Tarcízio Pimenta e o Dr.Edmur Mesquita
Após saudar e agradecer a todos, Colbert explicou que a criação de uma Região Metropolitana tem como objetivo promover o desenvolvimento e a integração regional sustentável, bem como o crescimento econômico com distribuição de renda. “O estado e os municípios que irão compor a Região atuarão conjuntamente nas microrregiões e nas aglomerações urbanas, visando articular e integrar as ações governamentais.”

O prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) afirmou que não criará nenhum obstáculo ou entrave por se tratar de um projeto importante para toda a região. Reconheceu que a proposta do deputado visa ”proporcionar o crescimento e o desenvolvimento de todos os municípios envolvidos.” Vários outros discursos foram proferidos pelos componentes da mesa, todos de apoio à aprovação e elogios ao projeto de Colbert que já foi aceito pelo governador Jaques Wagner

Experiência
As experiências e os desafios vividos com a implantação de uma RM, foram apresentados pelo Dr. Edmur Mesquita, Diretor Executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, a primeira implantada no interior do Brasil. “As vantagens são muitas, mas temos alguns desafios. O fundamental é se trabalhar junto ao governo federal e tentar criar com ele um Sistema Nacional para discussão conjunta do processo de crescimento das Regiões Metropolitanas”, ponderou. Ao finalizar ressaltou ainda: “ Com certeza Colbert, o passo inicial dado por você já faz parte da história de Feira de Santana”.

Representação Nacional
O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima afirmou que vai se comprometer no que for necessário para dar agilidade ao processo de implantação. “Quero me colocar à disposição como Ministro da Integração Nacional não só para solicitar agilidade na Assembléia Legislativa do estado, bem como, lá no Ministério ser voz no que for necessário”. Enfatizou, na oportunidade, que esta iniciativa irá alavancar o desenvolvimento de Feira e de toda região envolvida.

Além do prefeito de Feira, os prefeitos de Anguera, Ipecaetá, Amélia Rodrigues, Antonio Cardoso, Conceição da Feira, Tanquinho, Serra Preta, Santanópolis e Riachão do Jacuípe, marcaram suas presenças no evento e puderam debater e conhecer com maiores detalhes o projeto da RMFS.

Nenhum comentário: