Seguindo a tradição brasileira herdada de Portugal, diversas paróquias católicas de Feira, enfeitaram o trajeto da procissão de Corpus Christi transformando as ruas num grande tapete multicolorido com símbolos eucarísticos e mensagens religiosas com enfoque principalmente na PAZ.
Confeccionar os tapetes com areia e serragem é uma tradição em diversas cidades brasileiras. Grupos de moradores, congregações religiosas, entidades beneficentes e movimentos ligados à Igreja Católica dividem a tarefa de enfeitar as ruas, cada grupo responsável por uma pequena parte do trajeto. A procissão de Corpus Christi ocorre em torno da área central da cidade, entre as praças da Matriz, Av. Sr.dos Passos e Conselheiro Franco.
A maior parte do tapete é confeccionada com areia, serragem colorida e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas e folhas. Mas a criatividade é a marca de muitos grupos que trabalham para enfeitar o caminho por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.
História da festa de "CORPUS CHRISTI" no Brasil
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
.
A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. No Brasil, numa carta de 9 de agosto de 1549, o Padre Manuel da Nóbrega, da Bahia, informava: “Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”. (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).
As procissões portuguesas eram esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. A imagem de São Jorge, padroeiro de Portugal, seguia a procissão montada em um cavalo, rodeada de oficiais de gala. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Marcha para Jesus
No turno da tarde, o Deputado Colbert Martins assistiu a “Marcha para Jesus Contra a Violência em Feira de Santana”, a convite de evangélicos da cidade. A evento reuniu milhares de pessoas na Av.Getúlio Vargas, ao som de cinco trios elétricos e bandas gospel que interpretaram músicas de louvor a Deus em canções que passavam pelos mais variados gêneros musicais. A Marcha para Jesus é realizada no Brasil há 16 anos e a de hoje (22), em Feira , aconteceu simultaneamente com a Marcha para Jesus de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário