domingo, 1 de junho de 2008

Colbert discute emenda à Medida Provisória que renegocia dívida rural

As dificuldades dos baianos que trabalham com cacau foram enfatizadas por Colbert

O Deputado Federal Colbert Martins e integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reuniram no plenário da Câmara, em 29 de maio último, para discutir emendas à Medida Provisória 432/08 que trata da renegociação de dívidas rurais.

“A agricultura e a pecuária brasileiras e vários setores de produção têm dívidas que se acumulam ao longo do tempo. Na Bahia, por exemplo, as pessoas que trabalham com cacau estão com dificuldades importantes e precisam dessas formas que o Governo tem de diminuir essa pressão, no momento em que o mundo passa por grandes dificuldades no setor de alimentos e se discute maior produção de energia”, ressaltou Colbert em seu pronunciamento.

Colbert enfatizou ainda que “Não se trata de perdão, mas de repactuação das dívidas e, conseqüentemente, maior desenvolvimento do setor, no qual haverá maior injeção de recursos. Esperamos que, com essas medidas, as pessoas que neste momento passam por dificuldades com seus débitos possam voltar a produzir com o seu trabalho, sua luta e seu suor”, conclui.

A renegociação
A MP 432/08 contempla a renegociação de 2,8 milhões de contratos de crédito rural, inclusive dívidas décadas de 1980 e 1990 já renegociadas, que juntos representam um saldo devedor de R$ 75 bilhões. Esse valor corresponde a cerca de 85% do estoque total da dívida, calculada em R$ 87,5 bilhões.

As emendas são consideradas necessárias para ampliar os prazos de pagamento, reduzir as taxas de juros, estender os benefícios da medida aos débitos contratados com risco bancário e ampliar o percentual de bônus para quitação antecipada de dívidas referentes a custeio e investimento das últimas safras.

O prazo para apresentação de emendas termina em 3 de junho. A MP passa a trancar a pauta a partir de 12 de julho.

Nenhum comentário: