domingo, 29 de junho de 2008

Serão inaugurados cinco Centros Digitais de Cidadania em Feira

Dos 28 Centros Digitais de Cidadania (CDC´s) que estão sendo implantados em Feira de Santana, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, cinco serão inaugurados. O próximo será o CDC da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Feira de Santana - COOPERPROA, localizado no George Américo, no dia 02 de julho deste, às 16 horas e às 17 horas do mesmo dia, o CDC da Associação Comunitária São Braz, no bairro da Mangabeira

No dia seguinte, (03), serão inaugurados o CDC da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana – FAMFS, às 08 horas, o da Fundação Estadual da Criança e Adolescente - FUNDAC às 09 horas e, em seguida, às 10 horas, o do Colégio Demóstenes Álvaro de Brito, localizado no Alto da Mangabeira.

“Quero fazer de Feira a Cidade Digital e colocá-la definitivamente no século XXI”, declarou Colbert Martins já como candidato a Prefeito pelo PMDB, durante a Convenção do partido, em 15 último. Estes são os primeiros resultados do projeto que o deputado Colbert destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a sua implantação.

O Programa
O Programa Cidadania Digital visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através dos recursos tecnológicos das redes de computadores. É um projeto que objetiva, através do amplo e generalizado uso e apropriação das tecnologias, possibilitar o desenvolvimento humano e social nas mais distintas áreas.

Segundo o secretário da SECTI, Ildes Ferreira, o Programa de Inclusão Sociodigital (Cidadania Digital) do Governo da Bahia está sendo ampliado em 160%, passando dos atuais 364 Centros Digitais de Cidadania para 958; os beneficiários diretos cadastrados passarão dos atuais 500.000 para cerca de 1,2 milhão de pessoas, com o objetivo de reduzir os índices de exclusão digital em nosso Estado, que atingem a casa dos 87%, segundo pesquisa do IBGE.

Os CDC´s utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do Programa.Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar os CDC´s do Programa. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar. Cada usuário pode ocupar um dos computadores 30 minutos por vez. Se não houver fila, ele pode continuar utilizando a estação.

Uma vez cadastrado no programa, o cidadão pode freqüentar qualquer um dos Infocentros. Monitores estão capacitados para atender os usuários realizando os cadastros, oferecendo suporte e prestando orientações básicas.

Nenhum comentário: