quinta-feira, 2 de abril de 2009

Durante Fórum em Curitiba Ildes Ferreira é eleito diretor da Consecti

Foto: Joka Madruga

À frente do importante orgão, Ildes Ferreira garantiu que vai ampliar a participação dos municípios nos assuntos ligados à CT&I

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, é o novo Diretor da Região Nordeste do Conselho dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A eleição aconteceu no final da tarde de hoje (dia 02) no Fórum Nacional do Conselho, que segue até amanhã (dia 03), em Curitiba. Também foi eleito o novo presidente do Consecti, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, René Teixeira Barreira.

Ao tomar posse, Ildes Ferreira explicou que pretende ampliar a participação dos municípios nos assuntos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e que vai lutar em prol de uma distribuição mais justa dos recursos direcionados à CT&I. “Os municípios tem participado muito pouco dos debates e das decisões da política de ciência e tecnologia e isso acarreta em baixo acesso a programas que poderiam estar sendo implementados e em acesso a recursos federais e estaduais”, disse. Ferreira já tem agendado uma reunião com o presidente do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de CT&I, Sílvio Roberto Ramos, com o objetivo de criar mecanismos de incentivar a criação de secretarias, diretorias ou superintendências de CT&I nas prefeituras dos municípios baianos.

Em relação às disparidades regionais nos investimentos para o setor, o secretário da Bahia explicou que sua atuação será marcada em prol de uma distribuição de recursos federais que leve em consideração as diferenças regionais. “Historicamente as verbas direcionadas à CT&I sempre tenderam a ficar no Sudoeste e Sul, ficando o Nordeste, Norte e Centro-Oeste carentes de investimentos”, declarou. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) é um òrgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das Secretarias de CT&I dos Estados Brasileiros. A próxima reunião do Conselho acontecerá em Brasília, numa data que será marcada amanhã.

Ildes Ferreira concilia sociologia, ensino acadêmico e C&T
Sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestre em sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande, o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, nasceu no município de Valente em 1948.

É professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e dirigente do Movimento de Organização Comunitária (MOC). Antes de assumir a SECTI, Ildes Ferreira já tinha uma longa trajetória de atuação na esfera pública.

Entre 1989 e 1992, assumiu a Secretaria Municipal de Habitação Popular de Feira de Santana, acumulando, por um ano, as funções de secretário Municipal da Agricultura. Dirigiu o Plano Municipal de Habitação Popular, experiência inovadora à época que beneficiou cerca de quatro mil famílias de sem-teto.

De 1997 a 2000 foi o vereador que mais apresentou Projetos de Lei na Câmara Municipal: mais de 90, sendo que mais de 60 foram aprovados e transformaram-se em Leis Municipais. Além do MOC, colaborou com a constituição e consolidação de várias organizações sociais da região: Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Movimentos de Mulheres, APAEB’s, Movimento Água é Vida, Cooperativas e várias Associações Comunitárias.
Fonte:Blog Por Simas

Nenhum comentário: