segunda-feira, 27 de abril de 2009

Seminário discute 10 anos da Política de Educação Ambiental

Parlamentares, representantes do governo e de organizações não governamentais estarão reunidos hoje e amanhã, em Brasília, para avaliar os 10 anos de vigência da Lei 9.795/99, que implantou a Política Nacional de Educação Ambiental. Os debates ocorrerão durante o seminário "10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental: avanços e necessidades em busca da edificação de uma sociedade sustentável", promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista e pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O evento tem o apoio das comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo do seminário, segundo o coordenador do grupo de trabalho de educação ambiental da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado José Paulo Tóffano (PV-SP) é avaliar a implementação da política nesse período e analisar perspectivas para os próximos anos. Para a diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Lucia Anello, um dos pontos que devem ser discutidos durante os dois dias de debate em Brasília é a inclusão da educação ambiental nas políticas dos órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente: Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas e Serviço Florestal Brasileiro.

No primeiro dia serão realizadas três mesas redondas para discutir a educação ambiental sob o ponto de vista do parlamento brasileiro. No segundo dia, a discussão se concentrará sobre o trabalho dos profissionais que atuam na área de educação ambiental e o financiamento das ações nessa área.

Além dos debates em Brasília hoje e amanhã, estão programados eventos nos estados na quarta-feira (29). Durante o evento, o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente lançará o livro "Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997 - 2007".

A abertura hoje está marcada para as 9 horas. Os debates em Brasília ocorrerão no auditório do Interlegis, no Senado. O evento será transmitido ao vivo para as assembléias legislativas por meio de videoconferência, no portal do Interlegis.

Nenhum comentário: