sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Parque Tecnológico: Ildes fala sobre a denúncia do MPF


NOTA DE ESCLARECIMENTOS

O Parque Tecnológico de Salvador Bahia (TECNOVIA) é um empreendimento da maior importância para nosso Estado, pela possibilidade que tem de contribuir, de forma efetiva, para a modernização e dinamização da nossa economia.

Ele foi pensado em 2005 e teve continuidade com o governo Wagner. Tive a feliz oportunidade de iniciar a sua implantação.
O TECNOVIA está sendo construído numa área de grande interesse imobiliário e houve muitas tentativas de inviabilizá-lo.

A questão ambiental é sempre colocada como motivo para as tentativas de impedimento. Afinal, somente um empreendimento público dessa natureza poderá garantir a preservação de parte da fauna e da flora ainda restantes.

A mata atlântica, defendida por todos nós, já não existe mais no local.

Aquela vegetação deve ser a 5ª. geração; prova disso foi que não encontramos nenhuma árvore adulta no local, todas já tinham sido devastadas pela retirada clandestina de madeira e lenha. Apreendemos várias armadilhas para capturar animais silvestres e espantamos caçadores clandestinos de lá.

Enfim, adotamos todas as medidas possíveis para preservar o meio ambiente e o projeto do TECNOVIA assegura a preservação de 70% da área nativa.

Depois de muitas negociações com a Promotoria do Meio Ambiente e com o Centro de Recursos Ambientais (atual IMA), obtivemos a Licença Ambiental e acordamos com a SUCAB a licitação do empreendimento.


No Estado, quem contrata as empresas para construções e emite Ordem de Serviço é a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), por isso, no meu entender, a denúncia não deve ser imputada SECTI e à minha pessoa.

Ildes Ferreira
Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia

Nenhum comentário: