quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A CIDADE TODO DIA

Por Zeca Madeira
O LOUVOR A SANTA BÁRBARA...
Promoção dos barraqueiros com o apoio do governo municipal desde o tempo do mercado na Praça João Pedreira e a feira-livre se espalhando pelas ruas, aconteceu ontem, no Centro de Abastecimento, a Festa de Santa Bárbara. Quase sem espocar de fogos, sem bandinha, atrações artísticas e apenas um pequeno coral, da festa dos velhos tempos em homenagem a Iansã, apenas a devoção das baianas com seus trajes bem engomados...

...ABRIA O CICLO DAS FESTAS
No passado, principalmente no período em que José Falcão e Colbert Martins (1973/1992) se revezaram no poder a Festa de Santa Barbara abria o ciclo dos festejos populares e religiosos da Feira de Santana. Após Iansã, a cidade curtia Natal e Reveillon na Praça da Kalilandia, de onde os barraqueiros saiam com destino ao Alto do Cruzeiro para a Festa de Senhor do Bonfim, seguindo-se a Festa de Senhora Santana a finalmente a Micareta, fechando o ciclo.

NA FESTA, MAS RAPIDAMENTE
Na Festa de Santa Barbara, que este ano coincidiu com o fim dos mandatos municipais no legislativo e executivo, os vereadores pràticamente não compareceram, poucos foram vistos. Já os prefeitos – o atual e o eleito, certamente preocupados com a “transição” que virou “transmissão” se exibiram apenas durante a missa. Diferente das outras vezes, não estiveram na procissão, não disputaram com feirantes e usuários o andor de Iansã, nem saborearam no “mercado de cereais e estivas” o caruru “especial” que a direção do Centro de Abastecimento prepara apenas para as autoridades.

ILDES EM FLORIANÓPOLIS
Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, o sociólogo Ildes Ferreira se encontra em Florianópolis em visita oficial ao Parque Tecnólogo daquela cidade que é referencia no país e que fará parceria com o Parque Tecnológico da Bahia que está sendo implantado pelo governador Jaques Wagner. Com o secretário, na capital de Santa Catarina, se encontro o reitor da UFBA.

NO BLOG DA FEIRA
“Peru de Natal” foi titulo: “O radialista e suplente de deputado Carlos Geilson disse hoje pela manhã que vai “dar uma trégua” ao governador Wagner e não vai criticá-lo neste mês de dezembro”. José Tarcizio de Castro, advogado do Pomba de Malê não resistiu e questionou o silêncio do radialista/político sobre o endividamento da Prefeitura...

Nenhum comentário: