quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A crise atual estimula a unidade dos países latinos, diz Colbert

Na opinião do parlamentar a presença de todos os líderes demonstra a necessidade da discussão da unidade da América Latina.

A Cúpula da América Latina e do Caribe que contou com a presença de líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), ocorrido na Costa do Sauípe (BA), entre os dias 16 e 17 últimos, foi o tema central do discurso proferido pelo deputado Colbert Martins, nesta quarta-feira (17), em sessão na Câmara dos Deputados.

Na opinião do parlamentar a presença de todos os líderes demonstra a necessidade da discussão da unidade da América Latina. “Aliás, o Presidente Lula hoje pontuou nessa linha, entendendo que a crise deve nos aproximar. As decisões adotadas na Europa — e neste momento o grande teste a que se submete a moeda européia — são exemplos de que nós, na América Latina, poderemos seguir essa mesma linha de unidade de países com interesses próprios e identidades absolutamente próprias”, ressaltou Colbert.

“Faço parte do Parlamento Latino-Americano, instância parlamentar que, a exemplo do Parlamento europeu, caminha para a unidade política, para a costura das diversas identidades”, pontuou em seu discurso.

Colbert contextualizou que na Europa, mesmo com as dificuldades que tiveram seus países, praticamente tudo foi superado para resultar numa unidade. O resultado mostra a estabilidade do Euro hoje. “No Brasil, neste momento, é realizada essa grande cúpula, que conta com a presença de chefes de Estados e presidentes de países da América Latina. Aliás, espero que dêem um passo forte e significativo. A crise atual nos estimula à unidade, ao crescimento da América Latina”, enfatizou o deputado.

O encontro contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as autoridades foram recebidas pelo Governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner.

Nenhum comentário: