segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Base aliada de Lula governará 20 das 26 capitais do país

Os partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão comandar 20 das 26 prefeituras de capitais. O PMDB e o PT saem das eleições municipais com o controle de seis capitais cada, e o PSB, PTB, PP, PCdoB e o PDT terão sob controle administrativo oito.

O PMDB conquistou oito prefeituras no segundo turno e consolidou a vitória eleitoral na disputa pelas prefeituras neste ano. O partido alcançou o número de 1204 prefeitos eleitos, crescendo quase 15% em relação a 2004. A legenda também ficou posição em algumas das principais capitais brasileiras, com vitórias expressivas em Salvador (João Henrique Carneiro), Rio de Janeiro Eduardo Paes), Porto Alegre (José Fogaça), Florianópolis (Dário Berger), que se somam aos eleitos em primeiro turno em Goiânia (Iris Resende) e Campo Grande (Nelsinho Trad).

"O PMDB continua a ser o maior partido do Brasil, sem dúvida alguma. E isso é fruto do trabalho de nossos candidatos, de nossa militância combativa", avaliou o presidente do PMDB, deputado Michel Temer. Dentre as cidades com mais de 200 mil eleitores, o partido elegeu 17. Foram também vitoriosas as campanhas Rosinha Garotinho (Campos - RJ), Veneziano Neto (Campina Grande -PB), Rodrigo Agostinho (Bauru - SP) Tadeu Leite (Montes Claros - MG). Este ano, foram mais de 18,5 milhões de eleitores que optaram por candidatos peemedebistas no primeiros turno. As cidades que serão adminstradas pelo PMDB a partir de janeiro somam um orçamento total de R$ 47,4 bilhões.

Fonte: Agência Brasil e Site PMDB

Nenhum comentário: