terça-feira, 21 de outubro de 2008

Malha viária do semi-árido passa por transformação

A Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), através do Derba, vai atuar na conservação e melhoria das estradas estaduais localizadas em 51 municípios da região Nordeste da Bahia, além da recuperação e alargamento de cinco pontes na BA 220. Além disso, será realizado todo o trabalho de revitalização e atendimento de energia elétrica a 482 localidades, 6.345 domicílios e 31.725 habitantes beneficiados; instalação de 17 estações rádio-base de telefonia móvel e instalação de 18 estações de retransmissão de TVE.

“Vamos dotar a área do programa de infra-estrutura que permita a curto prazo melhorar o seu índice de desenvolvimento socioeconômico”, reforçou o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves (PMDB). O secretário ressaltou ainda que a Seinfra vai investir no Programa cerca de R$ 125 milhões.

Estradas contempladas
Estão sendo conservadas as estradas estaduais na BA 084, trecho Biritinga/BR-110, BA 411, trecho Serrinha / Barrocas, BA 084, trecho BR-235/Cel. João Sá, BA 386, trecho BR-235/Pedro Alexandre, BA 393, trecho Heliópolis/Divisa SE, BA 383, trecho BA 120 /Nordestina e BA 411, trecho Conceição do Coité /Salgadália, onde foram iniciados os serviços de restauração em Tratamento Superficial Duplo (TSD). Serão elaborados também projetos e execução de obras de recuperação e alargamento de cinco pontes na BA 220 no trecho Monte Santo/ Euclides da Cunha. “A importância do Terra de Valor está exatamente nesta integração de ações na região do semi-árido. Como a intervenção será conjunta entre as várias secretarias de governo, iremos abranger todas as necessidades da população”, ressaltou o diretor-geral do Derba, Jorge Tufic Derzi falando dos sete trechos que serão trabalhados pelo órgão no Programa Terra de Valor.

Participam do Terra de Valor as Secretarias de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz/Desenbahia), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Infra-estrutura ( Seinfra), Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Administração (Saeb), Saúde (Sesab), Educação, Cultura e Turismo. O Programa tem como estratégia a promoção do desenvolvimento regional de todo o semi-árido baiano e seus 265 municípios, ao longo dos próximos anos, através de ações objetivas e imediatas visando diminuir as desigualdades sócio-econômicas existentes, hoje, nesta região.

Nenhum comentário: