sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Câmara aprova incentivo à doação de medula óssea

O Plenário aprovou o Projeto de Lei 4383/08, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A votação do projeto nesta quarta-feira (04) foi uma iniciativa do presidente Michel Temer em solidariedade ao deputado, cujo filho morreu nesta terça-feira vítima de leucemia mielóide aguda. A matéria será enviada para análise do Senado.

De acordo com o projeto, a semana será, anualmente, de 14 a 21 de dezembro. Nesse período, deverão ser desenvolvidas atividades de esclarecimento e de incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores.

A aprovação coincide com o Dia Mundial do Câncer, instituído pela União Internacional Contra o Câncer. Em comemoração dessa data, a entidade lançou uma campanha de um ano para incentivar adultos a promoverem a alimentação saudável e as atividades físicas entre as crianças. (Saiba mais). Há também o Dia Mundial Contra o Câncer (8 de abril) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

Conscientização
As atividades e campanhas publicitárias envolverão órgãos públicos e entidades privadas com o objetivo de informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores, sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O projeto sugere que seja difundida durante a semana a frase: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de ti pra viver: cadastre-se como doador de medula."

Luta pessoal
Beto Albuquerque apresentou o projeto em novembro de 2008, inspirado no drama pessoal de seu filho. O deputado enfatiza que o Brasil já tem mais de dez mil casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). "Assim como nós, milhares de famílias no Brasil enfrentam, muitas vezes, dificuldades de encontrar doador no círculo familiar ou mesmo no País", afirmou o parlamentar.

A semana tem o objetivo de mobilizar a população a coletar sangue para a realização do chamado teste de histocompatibilidade (HLA). O Inca divulga, em sua página na internet, que para se cadastrar como candidato à doação de medula a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.

No momento do cadastro, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue para o exame. O resultado e os dados cadastrais da pessoa são incluídos no Redome.
Fonte: Agência Câmara

Um comentário:

Anônimo disse...

Comportamento NÃO exemplar DO BLOG DEMAIS

Aproveitando o espaço democrático que este blog possui, venho expressar minha indignação com o blog DEMAIS - ou será que DEMENOS - que tem um caráter antidemocratico, confiscando informações, através da não publicação de comentários que são postados.

Enviei um comentário dia 06.02.09 sobre uma nota que foi publicada de Ildes. Então comentei assim:

Anônimo: Infelizmente é muito triste perceber a fragilidade de certas pessoas por não conseguirem alcançar oportunidades importantes ao longo da vida, atacam outras que conseguem destaque.
Que sentimento horroroso é a INVEJA!!! Deus é mais!!!

Este comentário não foi publicado. Percebo assim a falta de muitos valores, a exemplo de respeito, compromisso, lealdade, responsabilidade, verdade com os poucos leitores do blog DEMAIS - ou será DEMENOS.
A partir daí entendi que só é publicado os comentários que o jornalista dono do blog quer e gosta. Que jornalista e blog são esses minha gente? Deus é mais!!!

Leiam isso:

Anônimo disse...
Por que você não posta as mensagens que escrevemos? Ontem, dia o6.02.09 dei a minha opinião sobre a notícia que você escreveu: " Ildes na frigideira" e você não publicou com as demais postadas. No seu blog só é permitido comentar o que você gosta e quer, é?

Dimas Oliveira disse...
Pois é, anônimo. Neste Blog Demais existe moderação de comentário e só se coloca o que se considera conveniente. Agressões, xingamentos e baboseiras são deletados. Uma pergunta: por que não toma coragem e revela seu nome - não vale pseudônimo nem apelido idiota - em vez de se esconder no anonimato?
7 de Fevereiro de 2009 14:36

Anônimo disse: O que você considera conveniente é antedemocracia. Por que você publica os comentários ofensivos e não dá espaço para quem pensa diferente que você? O que escrevi não é agressão, não foi xingamento, nem baboseiras... Você ficou com medo da verdade!! Vou enviar para todos os outros blogs o que você não deixou ser publicado...
Isso pra mim chama-se: COVARDIA!
Uma sugestão: estude mais e reveja seus conceitos...

08. de fevereiro de 2009

Que blog é esse meus amigos??? Ah, esqueci.., é DEMENOS.