segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Urnas eletrônicas poderão ser mais seguras nas próximas eleições

Deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) pediram na última quarta (18), ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, que a Justiça Eleitoral estude mecanismos de aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. Segundo o deputado Vilson Covatti (PP-RS), Britto informou que as atuais urnas eletrônicas devem ser substituídas: já nas próximos eleições, deverá haver um milhão de máquinas que permitam identificar as pessoas por meio das impressões digitais.

O TSE, segundo Covatti, está implementando um sistema para permitir que todas as escolhas do eleitor, como presidente da República, governador e deputados, apareçam ao final, para serem novamente confirmadas. "É difícil dizer que não haverá erros, mas ficará quase impossível isso acontecer", avaliou o parlamentar. Para ele, as novas medidas de segurança representam um avanço significativo.

Blindagem
Os deputados apresentaram sugestões para reforçar especialmente a segurança dos dados das urnas. Ayres Britto disse, no entanto, que o sistema informatizado de votação é seguro e que as urnas eletrônicas estão "blindadas" contra fraudes.

O ministro afirmou que todas as perícias já realizadas em urnas eletrônicas por causa de suspeitas descartaram qualquer possibilidade de fraude.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: