sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tarcízio anuncia asfalto na estrada da Matinha com recursos alocados por Colbert



Comunidades como Candeia Grossa, Olhos D'Água das Moças, Alecrim Miudo, Jacu, Paixão, Moita da Onça e tntas outras, msmo fora do seu território, sofrem a influencia de Matinha.

O prefeito Tarcizio Pimenta anunciou durante sua fala na câmara, a pavimentação asfáltica da entrada que liga a BR/116 – Norte à sede do distrito de Matinha, numa extensão de 6 quilômetros.

O alcaide esqueceu – mas ontem lembrou numa emissora de rádio, que os recursos para a obra, no valor de 3 milhões de reais, são extra-orçamentários, conseguidos pelo deputado Colbert Martins.

O Ofício
A fim de que fosse empenhado dentro do exercício financeiro de 2008, como ocorreu, em 18 de dezembro o deputado encaminhou o ofício 72/2008 ao ministro Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, do Ministério do Turismo, informando que “o recurso extra-orçamentário no valor de três milhões de reais será destinado ao Distrito de Matinha – zona rural do Município de Feira de Santana, para a pavimentação asfáltica de 6 (seis) quilômetros do trecho que liga Matinha a BR-116 Norte, assim facilitando a exploração turística na localidade, conforme justificativa em anexo”.

A Justificativa
“Matinha dos Pretos". Esta era a denominação do povoado de Matinha, hoje sede do distrito de Matinha.

Historiadores admitem que “Matinha dos Pretos” é uma comunidade Quilombola e ali se formou, no século XIX, um Quilombo, atraindo os afros descendentes de cor negra. Matinha, hoje, é um local de destaque em toda zona rural do Município de Feira de Santana.

A comunidade, seus costumes, suas práticas medicinais, sua cultura, têm sido objeto de dissertações de mestrados e teses de doutorado. Matinha hospeda, também, um dos grupos culturais mais importantes do Estado da Bahia, de projeção nacional, o “Quixabeira”.

É, por esses e tantas outras razões, um ponto turístico potencialmente importante. Matinha é, também, hoje, um “povoado dormitório”: centenas de pessoas que trabalham na cidade de Feira de Santana, situada a 20 quilômetros, retornam no fim do dia para o pernoite. Além disso, muitas pessoas que moram na cidade de Feira de Santana, possuem sítios e chácaras para o descanso no final de semana.

O acesso à comunidade, no entanto, é difícil. Localizada a 6 quilômetros da BR-116 Norte, a estrada vicinal que faz a ligação passa a maior parte do tempo em péssimas condições de conservação, até que máquinas do Município possam fazer algum processo de recuperação. O povoado que é sede do distrito do mesmo nome constitui ainda, em entreposto para muitas outras comunidades, como Candeia Grossa, Olhos D’Água das Moças, Jacu, Candeal, Alecrim Miúdo, etc.

A pavimentação asfáltica do trecho que liga Matinha à BR-116 Norte além de permitir o turismo rural, diante das características da comunidade, se constituirá, também, num importante vetor de desenvolvimento para os seus moradores, permitindo novas fontes de geração de renda para melhorar a qualidade de vida daquela população”.

Memória
Desde o tempo do saudoso prefeito Colbert Martins, Matinha, ainda povoado, sempre mereceu cuidados do grupo hoje liderado pelo deputado Colbert Martins.

A rede elétrica, ligando desde a BR-116 Norte até a sede de Matinha foi implantado em 1979 pelo prefeito Colbert Martins, com recursos da Prefeitura, pois ainda não existiam os programas federais dos dias de hoje.

A Praça de Matinha, com pavimentação, arborização, iluminação, além de espaços com bancos onde as crianças ainda brincam o os velhos contam causos, foi erguida pelo saudoso prefeito Colbert Martins.

O mercado, com a dimensão do povoado, que nos sábados `tarde e aos domingos pelas manhãs reúnem feirantes e usuários, de Matinha, das vizinhanças e da própria cidade, foi edificado pelo ex-prefeito Colbert Martins.

Assim como a pavimentação asfáltica ora anunciada, o posto médico de Matinha, edificado pela prefeitura antes da virada do século, foi com recursos alocados pelo deputado Colbert Martins.
Fonte:Blog Por Simas

Um comentário:

camila disse...

matinha é verdade se não fosse colbert, não seria de nada agradeço a ele por tudo...