quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

China quer intensificar cooperação econômica com Brasil


O presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu no Salão Nobre na última quinta-feira (19) o vice-presidente da China, Xi Jinping, que esteve em visita oficial ao Brasil.

Xi Jinping disse que o objetivo de sua visita é aprofundar a amizade e intensificar a cooperação econômica entre os dois países. O Brasil é hoje o maior parceiro comercial da China na América Latina, e a China é o segundo parceiro do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

O dirigente chinês ressaltou que Brasil e China são os dois maiores países em desenvolvimento no mundo e disse que ambos devem enfrentar juntos os efeitos da crise internacional. Ele também destacou "o apoio que a Câmara e o Senado deram para a China na questão do Tibete".

Jiping ressaltou ainda que, ao longo dos 35 anos de relações diplomáticas entre as duas nações, constata-se uma relação de alto nível que melhora a cada dia. Para o dirigente, o Brasil tem alcançado um grande êxito no caminho do desenvolvimento e por isso ganha destaque no cenário internacional.

Protocolo de colaboração
Michel Temer lembrou que foi firmado um protocolo de colaboração com o Parlamento chinês e anunciou que, em breve, será organizado um grupo de parlamentares para visitar a Assembléia Nacional da China.

Segundo Temer, o contato entre os parlamentos facilita o intercâmbio político, diplomático e comercial entre os países. Temer também lembrou que, em recente encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o governo pediu que o Congresso agilizasse os acordos internacionais com vários países, especialmente com a China.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: