sexta-feira, 26 de março de 2010

FUG lança o curso de Formação de Cidadania Comunitária

Desde dezembro de 1998, o deputado Colbert Martins, presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) na Bahia, coordena cursos promovidos em Feira de Santana pela referida Fundação.

O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Eliseu Padilha, lançou nessa quarta-feira o novo curso de Ensino a Distância intitulado "Formação de Agentes de Cidadania Comunitária". De acordo com Padilha, o programa voltado para cidadania deverá preparar a comunidade para atuar ativamente no processo político-administrativo dos municípios.

Para o presidente da FUG, de todas as iniciativas de ensino formuladas pela Fundação esta é a que mais sintetiza a ideia de aproximação com a população. “Falta cidadania comunitária, falta saber o que fazer ou como ajudar. Esse curso tem por objetivo de corrigir essa falha comum a quase todos os estados”, destacou.

Padilha explicou aos coordenadores o conteúdo programático de cada aula do novo curso, que inclui noções dos poderes econômico e político. Além disso, o curso deverá abordar regras do Poder Democrático, que irá apresentar aos alunos aqueles que participam das decisões, como e o que decidir e o poder de influência das minorias e das maiorias. “É fundalmental que a população entenda as dimensões da cidadania, o valor da democracia participativa, os obstáculos da democratização plena no Brasil. Até mesmo a descentralização do Estado moderno, que hoje é um dos maiores dilemas, é um dos pontos que os alunos precisam e certamente, aprenderão neste curso”, afirmou.
Fonte:Site PMDB

Nenhum comentário: