quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais da metade dos brasileiros nunca acessou a internet

Os números apresentados nessa terça (09), na audiência pública da Comissão Especial de lan houses mostram que a inclusão digital ainda está longe da ideal no País. De acordo com pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada em parceria com a Casa Civil, 47% da população brasileira nunca usou computador e 55% nunca acessou a internet.

Apesar do alto percentual da população sem acesso à rede, os números apresentaram avanços no ano passado. De 2008 para 2009, segundo o estudo, o número de domicílios com computador subiu de 13,9 milhões para 18,3 milhões. Já os lares com acesso à internet passaram de 10 milhões para 13,5 milhões.

A principal barreira para a inclusão digital ainda é o custo do computador e do acesso à internet, diz o levantamento. "No meio rural, mais significativo que o preço é a falta de disponibilidade de infraestrutura", ressaltou o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), do CGI.br, Alexandre Barbosa.

Nenhum comentário: