domingo, 9 de agosto de 2009

Câmara terá comissão geral para debater pandemia da Gripe A


Como parte das iniciativas da Casa para combater a nova gripe, debate terá participação do ministro da Saúde e de secretários estaduais, além de especialistas.

A comissão geral sobre a pandemia de gripe A (H1N1) é o destaque do Plenário na semana e está marcada para as 10 horas de terça-feira (11). Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que já confirmou presença, foram convidados todos os secretários estaduais de saúde. Ao todo são 39 convidados.

Entre os especialistas do setor, destacam-se o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw; o professor da USP e diretor-geral do Hospital Emílio Ribas, David Uip; o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Dualib Furtado; e a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claude Firmez.

A comissão geral vai avaliar as providências adotadas nos diversos níveis de governo, no âmbito dos Três Poderes, com relação à doença. O objetivo também é alertar toda a população sobre os riscos e discutir quais poderiam ser as contribuições do Poder Legislativo para enfrentá-la.

O debate faz parte das iniciativas da Câmara para a prevenção e o controle da nova gripe. A Casa implantará ações internas, externas e de natureza política no sentido de reduzir o impacto da doença. (Confira as medidas que Câmara tomará a partir de segunda-feira)

Mortes no Brasil
O Brasil tinha registrado, até o final da tarde dessa sexta-feira (07), 133 mortes em decorrência da gripe A, o que coloca o País em quarto lugar no mundo, atrás dos Estados Unidos (353), Argentina (337) e México (146).

Segundo o Ministério da Saúde, um lote de um milhão de doses de vacina contra a doença, comprados do laboratório francês Sanofi Pasteur, chegará ao Brasil até o fim de dezembro, pronto para uso. Além disso, outras 17 milhões de vacinas compradas a granel pelo País serão produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo, e estarão disponíveis no primeiro semestre de 2010 para uma possível segunda onda da doença no inverno do próximo ano.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: