sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Colbert defende na Câmara melhorias e recursos para polícia civil e militar


No mesmo discurso proferido na sessão que aconteceu na tarde dessa quinta (27), quando o deputado Colbert Martins destacou a importância da exigência do diploma de Jornalismo, o parlamentar falou sobre a questão salarial, segurança, falta de equipamentos, condições técnicas e treinamentos para policiais civis e militares, além de ressaltar e defender a PEC 300. A PEC, segundo o parlamentar, visa mais recursos para as polícias no Brasil inteiro, “a fim de terem condições de trabalhar de forma equânime, porque não é possível uma polícia ganhar diferente de outra”.

Disse Colbert em seu discurso: “A polícia de Brasília tem um nível de recursos, até porque é bancada pelo Governo Federal, que a distancia de quaisquer outras no País, embora seja a mesma polícia e combatam os mesmos crimes.

Na Bahia, atravessamos um período de pressões extremamente intensas do corpo de policiais militares e civis. Mas é preciso que o Brasil eleve seus salários. Essa é uma parte importante dessa discussão. Faltam equipamentos, viaturas e condições técnicas para que as polícias possam atuar melhor.

Quando a polícia atua, homens e mulheres arriscam suas vidas todos os dias. Para isso tem de salário, tem de ter garantia, para evitar o que vimos em Salvador na semana passada. Um policial, no cumprimento do seu dever, caiu de uma moto e perdeu uma perna. Em decorrência desse acidente, perdeu a vida. Como ficarão os seus familiares? Precisamos de recursos, sim, para que essas pessoas possam contribuir para as suas aposentadorias, a fim de ter maior segurança no trabalho.

Defendemos a PEC 300. É importante que avancemos com segurança. Sabemos que não é de uma hora para outra que se estenderá para todo o País, mas é preciso que façamos a transição agora. É necessário que isso fique claro na Constituição para que, a médio prazo, venhamos a ter um equilíbrio na distribuição dos recursos entre as polícias civis e militares no Brasil inteiro.

Sr. Presidente (Inocêncio Oliveira), é importante o treinamento e os equipamentos utilizados. Estamos, cada vez mais, usando armas não letais. Quem sabe isso não signifique proteção da própria polícia e a redução da violência de lado a lado. Estamos avançando, mas para avançarmos mais é preciso maiores salários a todos. Manifesto o meu compromisso no trabalho com relação à PEC 300”, concluiu seu discurso.

Nenhum comentário: