quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A privatização das BRs 324 e 116 e a importância das Regiões Metropolitanas

A reunião realizada por prefeitos de várias cidades nessa terça (18), em Feira de Santana, com relação à participação das prefeituras nas rendas a serem auferidas com o pagamento de pedágio em rodovias federais que cortam suas terras, trás ao debate a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), proposta feita em 1994 pelo deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA).

A organização de municípios em regiões metropolitanas permite maior poder de negociação em temas próprios destas regiões. Neste caso, os transportes e ligações por rodovias, entre outras funções.

Segundo Colbert Martins, a RMFS será grande aliada nesta e em outras lutas: “por ser voz direta do crescimento e desenvolvimento da Bahia no interior do estado, ampliando as zonas de decisão onde prefeitos, vereadores, sociedade organizada, empresários, conhecedores dos nossos problemas participarão diretamente das decisões”.

Uma Região Metropolitana tem poder de força política e orientação técnica e de planejamento, orçamento próprio, em condições de propor, definir condições adequadas para negociações que venham atender aos municípios.

“A vocação de cidades como as nossas, especialmente Feira de Santana e o sistema de rodovias que nos integram, além do grande entroncamento entre o norte e o nordeste que as rodovias federais nos colocaram, tem na Região Metropolitana espaço próprio e adequado para integrar esforços e construção de forças políticas, com apoio técnico e de planejamento para atingir objetivos necessários ao crescimento e desenvolvimento das nossas cidades”, enfatiza Colbert Martins.

“Região Metropolitana de Feira de Santana , uma necessidade já!!”, conclui.

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