segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Emenda de Colbert garante ampliação do sistema de monitoramento eletrônico em Feira

O novo sistema além das câmeras fixas terá também unidades móveis, mais modernas e que resultarão numa melhor eficiência da polícia.

Uma emenda parlamentar do deputado federal Colbert Martins, via Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), garantiu recurso no valor de R$ 1 milhão de reais para ampliação do sistema de monitoramento eletrônico implantado no centro de Feira de Santana. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, na abertura do Encontro de Operadores de Sistema de Monitoramento com Câmeras, Centros Digitais de Cidadania e Telecentros, realizado hoje (dia 03), no 1º Batalhão da Policia Militar do município.
Foto: Gabriel/Secti
Presente ao encontro, Colbert declarou que o novo sistema, além de contar com as câmeras fixas, como as que já estão instaladas, terá também unidades móveis, mais modernas e que resultarão numa melhor eficiência da polícia. Ildes Ferreira ressaltou que com o investimento será ampliado o raio de ação do sistema, “além de garantir sua modernização e capacitação para seus operadores”, disse.

Atualmente, o sistema de monitoramento conta com 11 câmeras fixas com alcance de leitura de 300 metros e capaz de aproximar as imagens em até 12 vezes, para coibir roubos, assaltos e até a popular 'saidinha bancária', além de monitorar o trânsito na cidade. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM), já implantou sistemas similares em Jequié, Conceição do Coité e Alagoinhas, e segundo o Secretário está sendo implementado o monitoramento em outros três municípios baianos.

De acordo com o Coronel Antônio Cláudio Brandão, diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da PM baiana, a ampliação do sistema de monitoramento vai permitir que Feira de Santana seja a primeira cidade baiana a adotar o serviço de blitz eletrônica, que poderá identificar carros roubados, com multa ou até mesmo com IPVA irregular.

Nenhum comentário: