sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jornalista tem de ter diploma": discursou Colbert na Câmara Federal


Após ter discutido e participado, na manhã dessa quinta (27) de audiência pública conjunta promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura que debateu sobre a dispensa de graduação para o exercício da profissão de jornalista, o deputado Colbert Martins em discurso proferido em sessão no plenário da Câmara Federal, à tarde, ratificou sua posição em relação ao tema.

Colbert ressaltou que na época da Constituinte houve a tentativa de acabar, por meio do art.220, com a obrigatoriedade do diploma de jornalistas e que agora há uma disputa, que foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal, entre entidades empresariais e os trabalhadores.A decisão, segundo ele, foi a de desobrigar a exigência de diplomas.

“Não sei por que isso acontece. Como médico, tenho de ter diploma. Advogados têm de ter diploma. Várias outras profissões exigem diploma. Mas no Supremo agora está se achando no direito de regulamentar ou de desregulamentar o que quer. Apoiamos a PEC do Deputado Paulo Pimenta e iremos colocá-la na Constituição. Iremos aprová-la com maioria do Plenário. Jornalista tem de ter, sim, diploma. Os que não freqüentam o curso de jornalismo terão oportunidade de fazê-lo”, enfatizou Colbert.

O parlamentar ainda ressaltou em seu discurso que os jornalistas têm características específicas nos jornais, nas televisões e na Internet e que ele apoia a PEC que defende a exigência do diploma. “A responsabilidade de escrever as leis é nossa. O Supremo as interpretará. Mas vamos mostrar claramente o desejo da Casa, que é a exigência de diploma para jornalistas. Muito obrigado”, concluiu.

Nenhum comentário: