quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Deputados pedem inclusão de pessoas com deficiência cognitiva

Foto: Saulo Cruz

Parlamentares defendem maior acesso ao mercado de trabalho e adaptação da escola para receber alunos com deficiência intelectual.

Participantes do 1º Fórum sobre Deficiência Intelectual, que ocorreu nessa quarta-feira (19) na Câmara Federal, afirmaram que toda a sociedade deve contribuir com o processo de inclusão de pessoas com alguma dificuldade cognitiva.

As pessoas com deficiência intelectual têm dificuldades de ingressar em um mercado de trabalho competitivo, em que se avaliam resultados e eficiência. Os empresários brasileiros ainda ignoram as qualificações das pessoas com deficiência intelectual.

Educação
A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Maria do Rosário apontou a necessidade de preparar a escola para receber o aluno com deficiência intelectual, capacitando-o para o mundo do trabalho.

Foi dito que segundo dados recentes de pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) 98,9% dos alunos entrevistados preferem distanciar-se de colegas portadores dessa deficiência. A Comissão de Educação se baseará nos resultados do fórum para elaborar o Plano Nacional de Educação 2011-2020.

Família
No fórum, a coordenadora nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Izabel Maior, afirmou que o trabalho de inclusão continuará ainda por muito tempo. "Até que nos acostumemos à expressão 'conjunto dos direitos humanos'".

Para ela, é preciso encorajar as famílias a permitir que seus filhos deficientes tenham autonomia e exerçam seu direito de escolha.

O 1º Fórum sobre Deficiência Intelectual é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em conjunto com a Federação Nacional das Apaes e a Apae do Distrito Federal.

Nenhum comentário: