segunda-feira, 2 de março de 2009

Deputados vão a Santa Catarina debater prevenção contra enchentes


A pauta das reuniões com autoridades e representantes da sociedade civil dos municípios mais atingidos pela catástrofe abordará ainda aspectos de infra-estrutura, como a recuperação do Porto de Itajaí e de estradas na região, a reconstrução das casas, as formas de ajuda humanitária aos desabrigados e a necessidade de apoio psicológico para as famílias desestruturadas.

Depois de 90 dias da enchente que atingiu Santa Catarina em novembro do ano passado, deputados federais visitam, na próxima semana, as cidades que foram mais afetadas pelas chuvas e desabamentos. Nos dias 5 e 6 de março, os integrantes da Comissão Externa de Acompanhamento da Tragédia Climática de Santa Catarina farão reuniões com as comunidades de Criciúma, Palhoça, Joinville, Blumenau e Itajaí.

O presidente da comissão, deputado Paulo Bornhausen, informou que a visita tem três objetivos: fazer um balanço dos acontecimentos, especialmente das ações dos governos federal e estadual nas regiões; identificar os problemas que persistem e combinar uma intervenção entre os poderes para solucioná-los; e debater e definir formas de prevenção de desastres na região.

Centro de climatologia
Os deputados querem ver como está a reconstrução das cidades, além de fazer um balanço das causas e consequências da tragédia para a economia, o povo e o meio ambiente. Eles também pretendem analisar sugestões de prevenção para evitar novas tragédias com o excesso de chuvas na região. Entre as questões que serão abordadas, estão as mudanças climáticas e o uso desordenado do solo.

"O grande trabalho da comissão, no longo prazo, é definir formas de trabalho para preparar a região e o País para as consequências do aquecimento global. Há um projeto, também, de transformar Santa Catarina num centro mundial de climatologia e prevenção de desastres", adiantou Bornhausen.

Saldo da tragédia
Durante as enchentes, mais de 78 mil pessoas ficaram desabrigadas. Até o dia 16 de fevereiro, segundo a Defesa Civil do estado, ainda havia 2.637 pessoas desabrigadas e 9.390 desalojados. No total, 135 pessoas morreram e duas permanecem desaparecidas: um bebê de 11 meses e uma senhora de 79 anos.

Mais de 50 municípios foram atingidos pelas chuvas e desabamentos. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda de Santa Catarina, a enchente comprometerá o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense em R$ 2 bilhões.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: