quinta-feira, 5 de março de 2009

Sociedade organizada pede mais debate sobre reforma tributária

Representantes de 60 entidades da sociedade civil pediram nesta tarde ao presidente da Câmara, Michel Temer, mais discussão sobre a reforma tributária antes da votação.

Eles são favoráveis a mudança do sistema de impostos mas alegam que da forma como está o texto da reforma acaba com a conquista da Constituição de 88: as contribuições sociais. São elas que garantem recursos para as áreas de saúde, previdência e assistência social.

Segundo o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), a proposta de reforma, ao fundir as contribuições sociais num único imposto de valor adicionado, o IVA, vai direcionar os recursos hoje garantidos à área social para uma "vala comum". "Com isso, doentes, aposentados, desempregados teriam de disputar os recursos públicos com os setores mais fortes economicamente."

O presidente Michel Temer disse que vai encaminhar as sugestões à comissão especial de reforma tributária e enfatizar a necessidade de um "exame muito adequado do assunto". Temer observou que a própria sociedade está se mobilizando para pedir que o Legislativo analise com mais calma um assunto tão complexo como esse. "A própria sociedade está reconhecendo que o Legislativo precisa analisar o tema com mais calma. A lentidão, muitas vezes, é favorável à sociedade."

Nenhum comentário: