É importante observar que a parcela vem desconto de Imposto de Renda, caso o segurado não seja isento. A primeira parcela foi antecipada na folha de agosto e não teve desconto. Com o pagamento da segunda parcela, o INSS injetará mais R$ 9,2 bilhões na economia.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Sai segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Fundação Ulysses Guimarães em Feira certifica cursistas
A Fundação Ulysses Guimarães em Feira de Santana, no último dia 20 de novembro diplomou 202 alunos dos seus cursos promovidos pela modalidade de Educação à Distância – EAD, sendo 50 em Curso de Formação Política Ulysses Guimarães, 76 em Gestores Públicos Municipais e 76 em Formação de Agentes de Cidadania Comunitária. O evento aconteceu no Restaurante Tempero Novo no município feirense e contou com a presença do presidente da FUG na Bahia, deputado federal Colbert Martins, do vereador do PMDB, Carlos Alberto Costa da Rocha, do vice-presidente do PMDB local, Wilson Pereira, do sociólogo Ildes Ferreira, e dos mediadores Dijavan Santos Carvalho, Humberto Lopes Rodrigues, Clara Leonor Silva Carneiro e Paulo César, este último mediador na cidade de Santa Bárbara.
A solenidade de diplomação foi dedicada ao Dia da Consciência Negra. Na abertura do evento o coordenador local e mediador dos cursos em Feira, Carlos Souza, pontuou que neste ano de 2010 os cursos começaram a ser descentralizados do centro da cidade, a exemplo dos que já foram realizados no bairro Tomba, na Paróquia Perpetuo Socorro e no bairro Jomafa, na Paróquia Cristo Redentor, sendo os PE. José Cícero da Silva e do PE Ednelson da Silva, respectivamente párocos daquelas comunidades.
Resultados
Segundo Carlos Souza, em Feira de Santana já foram diplomados 558 alunos, desde 2008 quando foi implantado na cidade. Também nesse período foram criados por participantes o grupo PMDB Jovem e o Cidadania em Ação, frutos do estímulo, conteúdos e aprendizado adquiridos durante os cursos.
Ainda segundo o mediador Carlos Souza, foi solicitado ao deputado e presidente nacional da FUG, Eliseu Padilha, em sua última visita a Salvador em maio do corrente ano, que o próximo curso da FUG seja relacionado a questão de GESTÃO AMBIENTAL, visto que a campanha da fraternidade de 2011 será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e a vida no planeta: A criação geme como em dores de parto”.
O deputado Colbert Martins garantiu que em 2011 os cursos terão continuidade e ao encerrar o encontro agradeceu a todo(a)s e parabenizou ao coordenador e aos mediadores pelo trabalho realizado junto à FUG.
OBS: Quem desejar ser mediador dos cursos da FUG pode procurar o coordenador dos cursos em Feira, Carlos Souza, à Rua Barão do Rio Branco, 1007,Centro, Feira, (75) 3623-1515, para que seja capacitado já para o primeiro semestre de 2011 quando acontecerá um encontro de mediadores em Feira de Santana.
domingo, 28 de novembro de 2010
O Bazar beneficente da Creche Dagmar Silva

Um bazar beneficente vai reverter os recursos arrecadados com a comercialização de vestuários e utilidades para o lar em melhorias para a Creche Escola Dagmar Silva, no bairro Baraúnas. O evento ocorre neste sábado (27), na sede da entidade, que presta assistência a 165 crianças entre dois a cinco anos.
O prefeito Tarcízio Pimenta visitou a instituição e ressaltou a importância do trabalho social desenvolvido pela instituição em benefício de famílias carentes da comunidade. Esteve acompanhado do deputado federal Colbert Martins, além do secretário de Planejamento, Carlos Brito.
A vice-presidente da Associação de Promoção Humana, entidade fundadora da creche, Eliane Martins, informa que os recursos arrecadados serão aplicados na execução de melhorias nas instalações físicas do prédio, visando a promoção de melhores condições de assistência às crianças.
Já o deputado Colbert Martins ressaltou a importância do trabalho social pioneiro no bairro. Observou a importância da manutenção e ampliação dos trabalhos para acompanhar a demanda pelos serviços na localidade.
sábado, 27 de novembro de 2010
Colbert acredita na aprovação do Orçamento até 22 de dezembro

Além de decidir se obras com indícios de irregularidades financiadas com recursos públicos devem ou não continuar no ano que vem, a Comissão Mista do Orçamento está preocupada em analisar a proposta orçamentária de 2011. Isso porque deputados e senadores têm até 22 de dezembro para aprovar o Orçamento.
De acordo com o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que é relator do Plano Plurianual (PPA), encerrou o prazo para a apresentação de emendas individuais e coletivas. O prazo máximo para aprovar o PPA é 9 de dezembro. “Precisamos nos posicionar rapidamente e cumprir o prazo”.O deputado considera importante aumentar o salário mínimo, mas definindo fontes de recursos. “É um momento de mudanças e me parece que em 2011 poderemos ter recursos adicionais, mas é preciso confirmar o caixa”, declara. Colbert Martins diz que Oposição e Governo estão em momento de boa negociação.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Neste sábado, o tradicionnal bazar da APH

Este ano, à frente da iniciativa, com as demais membros da entidade, a odontóloga Eliane Martins Sil

Fonte: Blog Por Simas
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Baianas do Acarajé comemoram o dia dedicado a elas
Baianas lotaram a Igreja do Carmo para uma missa em comemoração ao seu dia
A baiana de Acarajé, um dos maiores símbolo da cultura popular da Bahia, recebe homenagens nesta quinta-feira (25) pelo seu dia. Responsável pela fabricação dos quitutes mais famosos do Brasil, as baianas tradicionalmente se reúnem na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, mas devido à uma reforma, a missa foi transferida para Igreja do Carmo. Uma caminhada até a Cruz Caída, no Centro, com muito samba de roda, encerrou as comemorações.
Colbert Martins no "Jornal da Manhã"

O deputado federal Colbert Martins do PMDB, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira, 24, pelo radialista e jornalista Renato Ribeiro (Foto: Reprodução), no "Jornal da Manhã", na Rádio Jovem Pan FM.

Governadores pedem prioridade para duas propostas na Câmara'

Alteração da Lei Kandir e prorrogação da vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza são as demandas dos governadores eleitos, que ainda são contra a aprovação neste ano das PECs do piso salarial dos policiais.
Governadores eleitos de cinco estados reuniram-se nesta terça-feira com o presidente da Câmara, Michel Temer, e pediram a aprovação, até o final do ano, de duas propostas que tramitam na Casa. A primeira altera a Lei KandirA Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) dispensou do ICMS operações que destinem mercadorias para o exterior, bem como os serviços prestados a tomadores localizados no exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos. Essa lei disciplina o ressarcimento por parte da União até que outra lei estabeleça um mecanismo definitivo.
A lei também define regras para a cobrança do ICMS no comércio entre os estados. para criar a figura da substituição tributária nas operações de energia elétrica (Projeto de Lei Complementar – PLP – 352/02). A segunda (Proposta de Emenda à Constituição – PEC – 507/10) prorroga por tempo indeterminado o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, cuja vigência termina neste ano.
As duas propostas são oriundas do Senado. O PLP 352 está pronto para ser analisado pelo Plenário, após ter sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na primeira semana deste mês. Já a PEC 507, que teve a admissibilidade aprovada pela CCJ também no início do mês, ainda precisa passar por uma comissão especial, que vai analisar seu mérito. Dois partidos ainda não indicaram seus integrantes para a comissão, que terá 18 titulares.
Durante o encontro com Michel Temer, os governadores manifestaram ainda preocupação com a aprovação das propostas que estabelecem um piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares (PECs 300/08 e 446/09). Eles querem discutir com os parlamentares a situação da segurança pública no Brasil como um todo, inclusive os salários dos policiais, mas são contra a aprovação das PECs em 2010. Leia mais no site da Câmara dos Deputados
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Colbert estará com o prefeito de Feira em Brasília

Avanços concretos para redução de gases são esperados na COP 16

O deputado federal Colbert Martins foi um dos integrantes da comitiva brasileira em Copenhague, na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em dezembro do ano passado.
Os representantes da Câmara na 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 16), que será realizada de 29 de novembro a 10 de dezembro deste, em Cancún, no México, esperam avanços concretos para a redução das emissões de gases poluentes.
Depois dos resultados da COP 15, realizada no ano passado, em Copenhague, na Dinamarca, os parlamentares confiam agora em acordos efetivos para tentar conter o aquecimento global. A Câmara será representada pelos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Fernando Marroni (PT-RS) e Rômulo Gouveia (PSDB-PB).
Segundo o site da Câmara dos Deputados, o Brasil terá um espaço físico, durante a COP 16, para mostrar as políticas e ações implementadas pelo governo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores já convocaram entrevistas coletivas, ao longo desta semana, para detalhar a posição que o Executivo levará para Cancún.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Aprovado parecer de Colbert que altera o Plano Plurianual 2008-2011
O prazo para apresentação de emendas ao parecer final vai de 24 a 30 de novembro, com votação do parecer marcada para o dia 9 de dezembro. Pelas regras orçamentárias, o Orçamento só pode ser aprovado depois da tramitação final de projeto que altere o PPA.
A carta pelo Hospital Clériston Andrade

Autoria: Prof César Oliveira
Doutor em Medicina e Saúde Humana
Prezado Sr. Secretário de Saúde Jorge Solla,
Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pela vitória indiscutível de seu governo e ampliação da rede hospitalar, deficiência de muitos anos na Bahia. Escrevo-lhe como médico do HGCA, desde 1989, e como um dos fundadores e Coordenador, por seis anos, da Faculdade de Medicina, pela qual tenho especial estima.
Senhor Secretário, sei que não existe investimento inadequado em Unidade de Saúde e, com o tempo, o Hospital da Criança (HEC) estará ocupado, espero que o mais acelerado possível, porque é angustiante ver modernas instalações sem utilização plena. Mas, ao optar pelo HEC, priorizando-o em detrimento de um Hospital Geral - talvez por dados que eu não conheça-, com maior demanda populacional e de serviços, o senhor relegou o HGCA a uma situação crítica. Sim, porque o governo não deve ter fôlego para fazer um segundo hospital aqui do mesmo padrão. E o HGCA, a prática de saúde e ensino, não merecem instalações menos adequadas do que as existentes no hospital infantil.
V.Sa. poderá dizer que o HGCA recebeu investimentos, a exemplo do bom Centro Cirúrgico, Refeitório, Central de Esterilização e outras ações pontuais, mas V.Sa. sabe que estamos primitivamente aquém do que é a realidade da ação médica, da capacidade de diagnóstico e terapêutica, da otimização de resultados, da eficiência que reduz custos, aumenta rotatividade e da hotelaria que conforta minimamente profissionais de saúde e pacientes.
A quantidade de leitos é absurdamente inadequada; pacientes esperam liberação na sala de pós-anestésico; os corredores da Cirurgia viraram leitos oficiais com um amontoado de patologias que aumentam as infecções cruzadas, levam ao surgimento de bactérias super-resistentes - já existentes- e, estas condições aumentam o risco de erros médicos, administração inadequada de medicamentos e procedimentos como mostram dados publicados nas melhores revistas médicas.
Há procedimentos e exames elementares que ainda lutamos para obter. A endoscopia não funciona, a radiologia é limitada, e, por incrível que pareça, não temos um Ecocardiógrafo, que custa R$120 mil reais, no maior Hospital do interior, na segunda cidade do estado. Aliás, peço-lhe encarecidamente que nos forneça um com a máxima urgência. Isto, hoje, é exame primário.
Não se faz Medicina, o senhor sabe, sem laboratório, e o nosso tem limitações incompatíveis com o hospital de referência da região. Vivemos pedindo favores externos, contando com a ajuda de familiares para investigações imunológicas, PSA, dosagens hormonais, e, ainda assim, Sr.Secretário, temos feito diagnósticos de grande requinte e dificuldade, salvando muitas vidas. Ter de contar com eventuais exames feitos no LACEN, em SSA, recebidos quatro meses depois, chega a ser cruel, porquanto inútil.
Ressalto que o HGCA é grande polo formador de mão-de-obra médica e de outras áreas. Formá-la bem faz parte do compromisso e responsabilidade da política de ensino do Estado. Além do Internato de Medicina da UEFS, temos Residência Médica há 15 anos, e parte dos profissionais que atuam na região foi formada por nós. O fato de ser um hospital com ensino permite que ele receba verbas diferenciadas do governo federal e, como o senhor é um homem de Academia, sabe o quanto é fundamental que assistência e ensino caminhem ombreados.
Há, ainda, Secretário, o ambulatório que precisa tornar suportável sua hotelaria para atendimento neste sertão, com reordenação, ampliação e climatização. E também a Emergência. Prescrevo cotidianamente lá, e as condições são terríveis. Estou certo que, se o senhor a visse sem a maquiagem que alguns diretores erroneamente costumam aplicar, quando das visitas de autoridades, sua alma médica falaria mais alto e o senhor determinaria uma intervenção radical e imediata. Até porque a construção da UPP irá superlotar as já abarrotadas, insalubres e caóticas enfermarias da urgência.
Acredite, Secretário, não escrevo politicamente, pois não tenho filiações partidárias, nem preferências ideológicas que não sejam o que acho correto na minha prática de ensino e médica. Escrevo-lhe, entre outros motivos, porque presenciei um filho, de 18 anos, com desespero nos olhos e responsabilidade nas mãos, sentado à cabeceira do pai entubado, apertando o ambu que o ajudava a respirar, por 12 horas seguidas. Chocado, com a parte que a prática ainda não endureceu, cacei um respirador com a enfermeira e o instalei. Ao voltar, mais tarde, o jovem dormia exausto, livre de tão pesado encargo, registrada em imagem fotográfica, que guardarei para minha memória de instantes do que ser médico nos proporciona e para os momentos que puder ensinar aos alunos.
É uma emergência, Secretário. O HGCA exige, grita rudemente no silêncio doloroso das vidas perdidas, e no júbilo das que são e das que podem ser salvas, por uma intervenção ampla, urgente, um mutirão administrativo, uma força-tarefa que amplie seus leitos, implante serviços especializados, organizados, com sua diversidade de procedimentos, que traga os equipamentos necessários para atender às demandas técnicas e também às de ensino.
Nós, professores, temos a obrigação ética de entregar à sociedade um profissional qualificado. Afinal, a Medicina não permite falhas ou improvisações, por terem consequências letais.
Senhor Secretário, acredito na sua capacidade de realização. Sou apenas uma voz tomada pela emoção dos fatos e pelo apreço à profissão e ao ensino, desabafando nesta modesta mas valorosa Tribuna. É possível que jamais venha a ler esta carta, mas me sentiria menos digno de meus alunos, menos merecedor de minha arte médica, e menos cidadão se não a fizesse.
Na certeza de sua compreensão e atendimento, despeço-me.
Prof César Oliveira
Doutor em Medicina e Saúde Humana
Fonte: Site Jornal Tribuna Feirense
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Mesa da Câmara: PMDB local terá candidato
Fonte: Blog Por Simas
domingo, 21 de novembro de 2010
FIPA: Colbert apresenta projetos no México

Colbert explica que ambos os delitos podem ser cometidos de maneira transnacional e os projetos foram apresentados com o propósito de sugerir a criação de leis específicas também nos demais nações integrantes do FIPA.
“Com isso criamos mecanismos de informações rápidas entre os países para que o criminoso seja identificado e punido no local onde estiver”, destaca.
A Assembléia do FIPA aconteceu de terça (16) a sexta-feira (19), com a participação de representantes de cerca de 30 países da América Latina, América central e região do Caribe.
O deputado Colbert Martins participou do evento na quarta-feira (17) e retornou para o Brasil na quinta-feira (18). Na tarde de hoje ele chega em Feira de Santana.
Orisa Gomes
sábado, 20 de novembro de 2010
Exposição fotográfica comemora Dia da Consciência Negra

60 fotos mostram tradições e intercâmbio entre Brasil e Benin
A Câmara sedia até o dia 26 de novembro a exposição fotográfica “Benin-Bahia: reflexos no oceano”, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A mostra, constituída por 60 fotos, exibe imagens da pesquisa fotográfica e antropológica que a italiana Patrícia Giancotti desenvolveu durante vários meses sobre a tradição religiosa e os intercâmbios culturais do país africano com o Brasil.
A exposição está montada no corredor de acesso ao plenário Ulysses Guimarães. A mostra, organizada pela empresa área TAP, a revista É Brasil, o Instituto de Produção Cultural Brasileira, com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado da Bahia e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pode ser visitada todos os dias das 9 as 18 horas.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Colbert: "Continuo a serviço da minha terra"
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Colbert participa no México do Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA).
O FIPA é uma rede independente composta de legislaturas nacionais dos governos membros da Organização de Estados Americanos (OEA). Os membros do FIPA estão envolvidos na promoção da participação parlamentar no sistema interamericano e no incremento de diálogo interparlamentar sobre questões importantes para o hemisfério.
O Fórum formou-se em Ottawa, em 2001, por ocasião do Encontro Inaugural sediado pelo Parlamento do Canadá. Durante os encontros plenários anuais do FIPA, os parlamentares das Américas discutem temas importantes para o hemisfério, tais como: o papel da mulher no parlamento; a segurança e o papel dos legisladores para o aumento da segurança no hemisfério; e os desafios e oportunidades da integração e do desenvolvimento econômico no hemisfério.
Câmara comemora centenário do nascimento de Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz, que nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910, escreveu seu primeiro livro, “O Quinze”, aos 20 anos. Com o romance, que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria, ficou nacionalmente conhecida.
Autora de inúmeras obras, entre romances, crônicas e antologias, a escritora cearense sempre demonstrou especial preocupação com as questões sociais. É considerada precursora do regionalismo na literatura e foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 1977.
A sessão está marcada para as 15 horas no plenário Ulysses Guimarães.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Com parecer de Colbert, Comissão aprova acordo aéreo com Israel
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta semana o Projeto de Decreto Legislativo 2827/10, apresentado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica acordo sobre serviços aéreos com Israel.
Celebrado em Brasília, em julho de 2009, o acordo estabelece o marco legal para a operação de serviços aéreos entre e além dos territórios de Brasil e Israel, o que contribuirá, segundo o Ministério das Relações Exteriores, para intensificar as relações bilaterais nas esferas do comércio, do turismo e da cultura.
Tramitação
O projeto segue para a Comissão de Viação e Transportes. Depois, será votado pelo Plenário.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Projeto cria exame de avaliação para profissionais da saúde
Na argumentação sobre a importância do exame, o autor do projeto cita dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que realiza exames facultativos. Em 2009, 56% dos candidatos, formandos de Medicina, foram reprovados na primeira etapa da prova. Por três anos consecutivos, a maioria dos participantes não chegou à segunda etapa.
Saiba mais...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Câmara lança projeto de participação popular em audiências das comissões

A Câmara inaugura na próxima semana o projeto piloto de um novo mecanismo de participação popular, por intermédio de e-mail, em audiências públicas promovidas pelas comissões. Qualquer cidadão poderá enviar perguntas para o e-mail pergunte@camara.gov.br, direcionadas aos convidados de audiências públicas pré-definidas. Duas comissões já aderiram ao projeto preliminar, idealizado e conduzido pela Agência Câmara de Notícias: a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Comissão de Educação e Cultura.
As audiências selecionadas serão transmitidas ao vivo pela Agência Câmara (www.agencia.camara.gov.br) e terão cobertura jornalística em tempo real.
A partir de terça-feira (16), as perguntas já poderão ser enviadas aos convidados do seminário "Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos Paradigmas da Prevenção de Desastres", que será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias na próxima quinta (18). Os e-mails deverão ser enviados com o campo assunto CDH. Veja aqui quem são os convidados a participar do seminário.
As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados no momento do debate. Isso porque, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, apenas os deputados têm direito ao uso da palavra em audiências públicas. Desse modo, caberá aos parlamentares selecionar as perguntas que serão feitas aos participantes do debate.
Enem
Também a partir de terça, poderão ser enviadas perguntas ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que participará de audiência pública na Comissão de Educação e Cultura, na quarta-feira (17), às 10 horas, sobre as falhas ocorridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os e-mails para Haddad deverão ser enviados com o campo assunto CEC.
domingo, 14 de novembro de 2010
Brasil tem mais celulares que habitantes
O Brasil atingiu a média de 0,98 habitantes por celular, já que, em setembro, a Anatel divulgou a existência de 191 milhões de aparelhos ligados no país. Como o Censo 2010 aponta que o Brasil tem 185 milhões de habitantes – a estimativa anterior era de 191,5 milhões, a relação celular/pessoa no país já é superior a um. É claro que isso não quer dizer que o serviço esteja universalizado no país. Há casos de pessoas com mais de um celular ou até mesmo linhas que não geram receitas, mas seguem ligadas. Estima-se que a penetração na população esteja próxima de 76%. Informações da Veja.
sábado, 13 de novembro de 2010
Embasa paga R$ 5,7 milhões a 70 trabalhadores

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) e cerca de 70 trabalhadores firmaram um acordo no valor inicial de R$ 5,7 milhões na 13ª Vara do Trabalho de Salvador. Esse valor engloba apenas parcelas devidas até 2006, mas já foi determinado o cálculo do remanescente, que engloba valores devidos até os dias atuais. A conciliação possibilitou a solução do processo iniciado há 12 anos e já em fase de execução (0086400.86.1998.05.0013 RT). A dívida envolve vantagens previstas em normas coletivas que acabaram sendo integradas aos salários dos trabalhadores.
O valor total do acordo, que será pago em três parcelas (20/11/2010, 15/12/2010 e 17/01/2011), não alcança os trabalhadores que realizaram acordos parciais anteriormente ou aqueles que desistiram da ação. Entretanto, os advogados dos desistentes poderão ter acesso aos autos do processo até o dia 10/11/2010.
A primeira parcela, no valor de R$ 2 milhões, será destinada ao sindicato da categoria. Ficou ainda decidido que a reclamada deverá comprovar o recolhimento das custas que lhe cabem, no importe de 1%, e que os reclamantes estão dispensados de tal obrigação.
Fonte: Jornal da Mídia
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Meirelles: BC apura irregularidades no PanAmericano

Banco pertencente ao Grupo Sílvio Santos apresentou irregularidades de R$ 2,5 bilhões. No ano passado, 49% das ações dessa instituição financeira foram adquiridas pela Caixa Econômica Federal.
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, informou nesta quinta-feira, na Câmara, que já enviou ao Ministério Público as investigações preliminares sobre o Banco PanAmericano. Segundo ele, o BC está apurando administrativamente para saber quem são os responsáveis pelas irregularidades de R$ 2,5 bilhões nas contas do banco e por que isso não apareceu nos balanços. Ele lembrou que o processo é sigiloso e que cabe ao MP a apuração de ocorrência de crime.
No entanto, Meirelles defendeu as medidas tomadas pelo BC para equacionar as irregularidades no PanAmericano e para enfrentar a chamada "guerra cambial". Em audiência pública na Comissão Mista de OrçamentoA Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é responsável pela análise das propostas orçamentárias concebidas pelo Executivo. Além disso, deve acompanhar o desenvolvimento anual da arrecadação e da execução do Orçamento, fazendo eventuais correções ao longo do ano. A Comissão vota o Plano Plurianual, com metas a serem atingidas nos próximos quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros do Orçamento; e a Lei Orçamentária Anual, que organiza as receitas e despesas que o Governo terá no ano seguinte. Atualmente, o papel do Congresso é autorizar o Orçamento, ou seja, analisar os gastos propostos e aprovar sua realização., Meirelles ouviu críticas dos parlamentares sobre as inconsistências contábeis do banco controlado pelo Grupo Sílvio Santos e a aquisição de 49% das ações do banco pela Caixa, no ano passado.
O presidente do BC foi enfático ao afirmar que o problema no PanAmericano foi solucionado sem o envolvimento de dinheiro público e que foi preservado o patrimônio dos acionistas minoritários e dos depositários. Meirelles afirmou também que o problema foi resolvido em prazo relativamente curto e que a solução não causou prejuízo sistêmico ao sistema financeiro.
Fonte: Agência Câmara
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Senado aprova Plano Nacional de Cultura

A Comissão de Educação, Esporte e Cultura do Senado aprovou por unanimidade nessa terça-feira (9) o Plano Nacional de Cultura, que define diretrizes para o setor nos próximos dez anos. O texto, que segue para a sanção presidencial, tem como base a liberdade de expressão, de criação, do direito de todos à arte, cultura, informação, comunicação e à crítica cultural. Entre os objetivos do plano estão o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, étnica e regional brasileira, além da proteção e promoção do patrimônio histórico e artístico, material e imaterial, e ainda a valorização e difusão das criações artísticas e dos bens culturais e o estímulo da arte e da cultura no ambiente educacional. O programa prevê que o Fundo Nacional de Cultura, por meio de seus fundos setoriais, será o principal mecanismo de promoção das ações de investimento no setor.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Temer diz que sairá da Presidência até diplomação dos eleitos
O presidente da Câmara, Michel Temer, disse, nessa terça (09), que deve sair da Presidência da Casa até a diplomação dos eleitos, prevista para 17 de dezembro. Segundo ele, se sair antes disso, terá de ser feita uma nova eleição para a Presidência da Câmara.
Em relação ao Orçamento de 2011, Temer disse que não conversou com o presidente do Senado, José Sarney, sobre o assunto, mas que o adiamento do recesso para aprovação no próximo ano, em janeiro, pode ser uma possibilidade. Ele particularmente acredita que o Orçamento seja aprovado neste ano, para que a presidente eleita Dilma Rousseff possa tomar posse já com o orçamento aprovado.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Justiça Federal suspende Enem em todo Brasil

A juíza entendeu ainda que a disponibilização do requerimento aos estudantes prejudicados e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem não resolve o problema. A Procuradoria da República também considera que a última alternativa dada pelo Inep fere o princípio da isonomia, ou seja, igualdade de condições entre os candidatos.
Líderes definem nesta terça-feira as votações da semana

A MP 496/10 permite que os municípios façam novos empréstimos para obras relacionadas a esses eventos esportivos, mesmo se a sua dívida total for acima da receita líquida real (RLR). Antes da MP, isso era possível apenas para financiar programas de modernização da máquina pública, projetos internacionais bem avaliados ou programas de iluminação pública.
As obras são facilitadas pela MP 497/10 por meio da suspensão da cobrança de impostos sobre a compra de bens e serviços necessários à construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios de futebol para a Copa de 2014 e para a Copa das Confederações, em 2013.
Outros benefícios e isenções fiscais, mecanismos de tributação e regras alfandegárias são criados pela MP, como o aumento de R$ 60 mil para R$ 75 mil do valor máximo dos imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida que pagarão menos PIS, Cofins, CSLL e Imposto de Renda.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Com Colbert mais uma importante relatoria da Comissão Mista do Congresso Nacional

Fonte:Blog Por Simas

domingo, 7 de novembro de 2010
Hoje - 16 anos sem Colbert "Pai"


Único político local que nunca perdeu uma eleição, tendo em sete disputas sido eleito vereador três vezes, deputado duas vezes e prefeito também duas vezes, Colbert Martins da Silva nasceu numa segunda-feira, 12 de novembro de 1928 e faleceu também numa segunda-feira, 7 de novembro de 1994, 5 dias antes de completar idade nova. Faleceu, pois, há 16 anos..
- Do editorial do jornal "Feira Hoje", de terça-feira, 8/11/94
Hoje - 16 anos sem Colbert "Pai"

Ao final do expediante, na casa de Dona Marcelina, todos opinaram como prioridade drenagem e pavimentação, pois até então o benefício tinha chegada apenas na Rua Augusto dos Anjos.
A obra foi realizada e no dia da grande festa, outubro de 1979, entre os convidado de Colbert o presidente do sindicado do ABC, metalúrgico Lula da Silva (foto abaixo) que arrancando aplausos assim encerrou seu discurso:
-"Trabalhadores de Feira de Santana, acredito que através de Colbert e Pinto eu voltarei outras vezes e poderemos um dia gritar: liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós"
Anos depois, em um dos comícios de campanha eleitoral, o candidato a vereador pelo MDB, Norbeto Rodrigues levou a multidão ao delírio:
- "Rua Nova, Rua Nova, foi Colbert quem de aterrô-la, foi Colbert quem te calçô-la...

sábado, 6 de novembro de 2010
Ribeirinhos do Jacuípe continuam ameaçados de expulsão
Colbert: ajuda do governo é suspender notificação do IMA
![]() |
O deputado federal Colbert Martins disse ao Blog da Feira que se o Governo do Estado quer ajudar aos barraqueiros ribeirinhos do Rio Jacuipe através do Insituto do Meio Ambiente-IMA, a única maneira é autorizar a suspensão da notificação e abrir um canal oficial de negociação com os ribeirinhos.
“Dessa maneira que está vamos repetir o que aconteceu com os barraqueiros da orla de Salvador que a Prefeitura foi obrigada a executar a ordem judicial decorrente de uma notificação”, disse o deputado que inclusive foi um dos primeiros políticos a participar do movimento de defesa dos barraqueiros e estranhou o fato de não ter sido convidado para a reunião com o Instituto do Meio Ambiente.
No raciocínio de Colbert, o IMA está se comportando como Pilatos, lavando as mãos e empurrando a responsabilidade para adiante. Colbert sugere que depois de suspensa a notificação ambiental, que seja aberto uma negociação, inclusive com a participação do Ministério Público redigindo um “termo de conduta” para os ribeirinhos.
Fonte: Blog da Feira
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Inscrições de concurso para professor são prorrogadas
Até está quinta-feira (4), foram inscritos 30 mil candidatos e a Secretária da Administração do Estado (Saeb) prevê que mais 10 mil professores ainda se inscrevam.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Cespe / UnB. As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32.
Colbert vai relatar o Anexo I da Lei de Revisão do Plano Plurianual - 2208/2011

O parecer preliminar trata de temas m como Minha Casa Minha Vida, Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Água e Luz pata Todos, Transportes, Energia e outros eixos da revisão do PPA.
A designação foi comunicada oficialmente ao parlamentar feirense pelo of 357/2010/CMO, assinada pelo seu presidente Waldemir Moka.
Parlasul e Mercosul podem ter reunião conjunta em dezembro
Antes da sessão de 17 de dezembro, porém, o Parlamento do Mercosul promoverá uma sessão nos dias 22 e 23 de novembro em Montevidéu, sede do órgão legislativo regional.
A reunião da Mesa será presidida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), cujo mandato à frente do Parlasul se estende até o final deste ano. Caso a decisão seja pela realização da sessão de dezembro em Foz do Iguaçu, Mercadante poderá participar - juntamente com os demais integrantes da Mesa - da reunião de cúpula que marcará a despedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após oito anos de participação de encontros com os presidentes de Argentina, Paraguai e Uruguai.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Acre retoma fuso-horário de duas horas a menos

Até as 21h30, com 96% das urnas apuradas, o “Não” (contra o horário atual) recebeu mais de 178 mil votos (56,77%) e a opção “Sim” (pela manutenção do horário), mais de 136 mil (43,23%) dos votos válidos. A abstenção ficou em torno de 28% dos votos.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Colbert entrega sua prestação de contas

Segundo informações do TSE, do momento em que os candidatos, partidos e comitês prestam contas até os dados serem computados pela Justiça Eleitoral pode haver um tempo para o processamento dos dados por parte dos tribunais regionais que enviam essas informações para o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), divulgado na página do TSE na internet.
Fundação Senhor dos Passos lança livro sobre periódicos

Ainda nesta data, na sede do Memorial de Feira de Santana, no Casario Fróes da Mota, será firmado um convênio entre a Sociedade Filarmônica 25 de Março e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), para digitalização das partituras da organização.
Durante o evento, previsto para começar às 19 horas, também haverá um concerto com a banda Maestro Wanderley, da Polícia Militar.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Conheça algumas das propostas da presidente Dilma
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Dilma teve quase 60% dos votos em Feira
Já o candidato do PSDB, José Serra recebeu 108.974 votos, o que representa um percentual de 40,73% da votação. Em comparação com o primeiro turno a vantagem de Dilma em relação a Serra cresceu cerca de 6%.
No primeiro turno 60.323 eleitores (16,79%) não compareceram as urnas, já nesta segunda etapa das Eleições 2010, com feriado prolongado, foram 71.620 ausentes (19,93%).
Fonte: Elsimar Pondé-Blog da Feira