sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A CIDADE TODO DIA

Por Zeca Madeira
SESSÃO QUE DISCUTIU SURDEZ EM FEIRA...
A idéia, louvável, foi do vereador Justiniano França (DEM). A sessão especial foi presidida pelo vereador Antonio Carlos Passos Athayde (DEM) e a palestrante foi a professora Angeleide Gomes Costa, responsável pelo Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação do governo do DEM. Entre os convidados o arcebispo Dom Itamar Vian, além de representantes de entidades responsáveis pela assistência prestada aos deficientes auditivos.

... REVELOU DEFICIENCIAS DO GOVERNO...
Com auxilio de um interprete, o representante da Associação dos Surdos de Feira, Pablo dos Santos, reclamou das condições em que os alunos portadores de deficiência auditiva estão sendo assistidos no Ginásio Municipal. Segundo ele, “Um dos problemas mais grave é que a turma necessita de professor de português que se comunique através da Língua Brasileira de Sinais”. Também condenou “a mistura de crianças com adultos em uma mesma sala de aula”.

... QUE O AUTOR NÃO PODE DESCONHECER...
Autor do requerimento convocando a sessão, o vereador Justiniano Franca (DEM), tentou passar a “bola mucha” para a universidade, e aliviar o governo do DEM dizendo que “no âmbito municipal avanços estão sendo obtidos”, mas terminou reconhecendo a denuncia do representante dos surtos ao afirmar: “Mas falta muito para que se possa dizer que os surtos estejam efetivamente sendo incluídos e tenham seus direitos assegurados na sociedade”.

A OPOSIÇÃO LEMBRA LEIS NÃO CUMPRIDAS...
A sessão, importante em todos os sentidos, serviu também para a oposição mostrar que o governo municipal do DEM não cumpre as leis que tratam do assunto, aprovadas pelo legislativo. O vereador Roberto Tourinho, por exemplo, disse que “uma delas prevê que a Prefeitura deve garantir o acompanhamento, por especialistas em línguas de sinais, na elaboração de avisos e comunicados oficiais, de modo que os surtos possam ter acesso a essas informações”.

... E O PRESIDENTE DA CÂMARA VENDE SEU “PEIXE”
Diante dos inúmeros exemplos de não cumprimento da lei por parte do alcaide municipal, o vereador Antonio Carlos Passos Athayde, no comando da sessão, tratou de vender seu “peixe”, fazendo a defesa do poder por ele presidido: “ O legislativo conta com uma funcionária treinada para aplicar a Língua Brasileira de Sinais em eventos que sejam realizados na casa”.

Nenhum comentário: