sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A CIDADE TODO DIA

Por Zeca Madeira

“BAHIAJÁ’, GEILSON E A AGECOM
Comentando os passos que culminaram com a volta de Eliana Boaventura a Assembléia Legislativa formando na base de sustentação do governo Jaques Wagner, o jornalista Tasso Franco no seu Blog Bahiajá, no espaço denominado “miudinhas”, publica esta de numero 28: “Quem ficará na boca para ser deputado é o radialista Carlos Geilson, de Feira, também ligado a Zé Ronaldo e Tarcizio Pimenta. Diz-se que, hoje, é o radialista que mais recebe verbas da Agecom na cidade”

WAGNER PÕE FIM A LEI DO CHICOTE
“Hoje, das 8 às 10h30, o governador Jaques Wagner se reúne no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, com prefeitas e prefeitos eleitos este ano. O objetivo do encontro é mostrar as ações estratégicas do governo da Bahia e quebrar barreiras para o estabelecimento de relações institucionais entre o Estado e os municípios independente da disputa eleitoral e de questões partidárias. A iniciativa é simbólica pelo pioneirismo e marca o fim da Lei do Chicote”. Está no “Bahia Notícia”

JORNALISTA VIAJA NO TEMPO...
Por conta do encontro do governador com prefeitos eleitos e reeleitos na Bahia, o jornalista Samuel Celestino comparou as escolas políticas do atual e antigo governo: “Anteriormente, com outro momento, outra prática e estilo de ação política, quem era governista ganhava o pão, quem era adversário sequer direito a água. Assim, os deputados costumavam enveredar pelo interior caçando oposicionistas para convencê-los a aderir, a mudar de lado e, conseqüentemente, ter direito às benesses do poder”

...E LEMBRA A “LEI DO CHICOTE”
Celestino também rememora a conhecida “lei do chicote”. “Quem recusava quem se mantinha leal a partidos ou facções políticas (eram poucos os que ousavam) recebia como resposta a ‘lei do chefe’, que, aqui na Bahia, os opositores chamavam de ‘lei do chicote’. Os municípios, que antes da Constituição de 1988 dependiam basicamente dos governos estadual e federal, passavam seríssimas dificuldades, porque qualquer contraponto, qualquer desatenção ou fuga das regras estabelecidas, eram punidas ‘com os rigores das leis políticas’”.

NÃO, PRIMEIRA DAMA SIM
Aberto nesta sexta-feira, 14, o encontro do governador Jaques Wagner com quase 400 prefeitos eleitos e reeleitos, não contou com a presença do futuro alcaide municipal. Na mesma nota distribuída explicando as razões da ausência, sua assessoria anuncia a presença da futura primeira dama do município, Graça Pimenta, que independente de compromissos sociais locais, atendeu ao convite da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça.

Nenhum comentário: