sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Morreu Renato Santos Silva, vereador da primeira turma

Por Adilson Simas
Com grande acompanhamento e depois de ser velado na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, foi sepultado quarta-feira ultima o médico Renato Santos Silva, figura das mais tradicionais da vida feirense que faleceu quase centenário.

Viúvo de Dona Germinia Silva, que comandava ações filantrópicas, Renato Silva era genro do Farmacêutico João Barbosa de Carvalho, que substituindo Carlos Valadares foi um dos prefeitos da cidade em 1947, na transição do Estado Novo para a redemocratização.

Era pai do também médico Ângelo Mario de Carvalho e Silva que presidiu por muitos anos a Arena de Feira e entre outros cargos foi secretário de Saúde do Município, Diretor da 2ª Dires, do antigo Desembanco e candidato a prefeito em 1976 e da professora Eliana Silva, casada com o advogado Antonio Navarro que além de presidente da OAB/Feira foi delegado regional, diretor do Cedin, presidente da previdência municipal e candidato a prefeito da cidade em 1988 e outras atividades.

Médico aposentado exerceu a profissão em diversos órgãos como DNER e INPS e durante muitos anos atendeu sua enorme clientela no consultório localizado na Praça da Bandeira, Renato Santos Silva foi também um dos renomados pecuaristas da cidade.

Político militante, Renato Santos Silva está entre as onze personalidades públicas que a Feira de Santana elegeu em 1947, para formar a primeira turma (legislatura) da Câmara Municipal pós redemocratização, instalada em 1948, agora completando sessenta anos.

Com o seu passamento, sentido por toda cidade, da legislatura histórica de 1948 sobrevive apenas Abílio Santa Fé Aquino, que reside no antigo Tanquinho de Feira. Além deles da histórica legislatura participaram Áureo Filho, Augusto Matias, Almachio Boaventura, Antonio Ribeiro Cunha, Antonio Leopoldo Cabral,Antonio Oliveira Matos, Demócrito de Lima Soares, Edelvito Campello D’Araujo, José Joaquim Saback, João Baptista Carneiro e Servílho Carneiro.

Segundo depoimentos deixados por muitos que viveram a política local nos últimos anos do primeiro período do século XX, em 1947 o candidato natural do PSD a prefeitura porque o mais competitivo era o médico Renato Santos Silva que desistiu e concorreu apenas a vereador, porque parte da família apoiava o candidato da UDN. O fato levou o PSD a vencer as eleições com o nome de Aguinaldo Boaventura, do PR.

Profissional da medicina no tempo em que no lugar da especialidade se exaltava o termo “médico da família”; político que exerceu com dignidade dois mandados a morte de Renato Santos Silva, também irmão e dirigente da Santa Casa de Misericórdia, acontece no mesmo mês em que a cidade perdeu dois grandes ex-prefeitos e também ex-vereadores: João Marinho Falcão (I1971) e Colbert Martins (1994).

Nenhum comentário: