quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Colbert fala na TV sobre transplantes de órgãos

O Programa Participação Popular é transmitido toda quarta, às 21h30, pela TV Câmara


O Deputado Colbert Martins esclareceu questões relevantes sobre doações e transplantes de órgãos, durante sua apresentação no programa Participação Popular exibido nessa quarta (05), pela TV Câmara.

O programa mostrou como funciona a fila de transplante e as medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento. Alberto Beltrame, diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, também esteve presente e falou sobre o assunto.

Colbert enfatizou que a Bahia possui o “mais baixo nível de transplantes no país”. Segundo ele, as dificuldades no interior do estado vão desde a falta de suporte hospitalar e profissional adequados, de meios de transportes apropriados para locomoção rápida para a capital e principalmente, da falta de conscientização das pessoas quanto à necessidade de doação dos órgãos.

Morte de Eloá
Durante a exibição foi lembrado o seqüestro da adolescente Eloá, em São Paulo, que emocionou todo país. “Mais emocionados ainda ficaram os sete pacientes que receberam órgãos da garota logo depois que foi constatada a morte cerebral”, enfatizou João Batista Teixeira Pinto, membro da Associação Brasileira de Transplantes, também presente ao debate.

Durante a exibição Colbert respondeu perguntas dos presentes e de telespectadores. Pacientes falaram do drama da espera pela cirurgia, e os que foram transplantados contaram como estão hoje vivendo com órgãos de outras pessoas.

Maria José Esteves-Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: