quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FUG lança curso para gestores públicos


O presidente da Fundação Nacional Ulysses Guimarães Nacional, deputado Eliseu Padilha, reunido na tarde desta terça-feira na Câmara dos Deputados, com coordenadores do EAD, presidentes dos Diretórios Estaduais do PMDB e presidentes das FUG’s regionais de todo o País, apresentou o balanço de um ano dos cursos à distância e os novos programas voltados para os prefeitos e vereadores eleitos. “O sucesso do EAD está na preparação dos nossos mediadores. Isso que garante o êxito dos nossos cursos, a motivação e o resgate da nossa militância”, disse Padilha.

Inicialmente, o presidente fez uma saudação a todos os participantes, e destacou o majestoso desempenho do Partido nas últimas eleições municipais. “Nosso PMDB continua uma fênix. Passados mais de 40 anos de sua existência, a sociedade ainda vê no partido a esperança da realização dos seus sonhos”, afirmou. Além disso, Padilha fez uma saudação especial ao estado da Bahia, secção em que o PMDB mais cresceu no País.

Na opinião do parlamentar, o PMDB saiu como o grande vitorioso das eleições de 2008 e o EAD foi uma pequena gotinha neste contexto, pois contribui para que o partido alcançasse tal resultado. “Precisamos começar a pensar um plano nacional de poder, deixando de ser satélite ou mero apoiador. Precisamos garantir a governabilidade, sim, porque temos o maior partido do País, a maior militância, mas isto não pode nos impedir, ao contrário, de preparar nosso próprio projeto de poder nacional”, acrescentou.

Sobre os novos programas, Padilha apresentou o curso de Gestão Pública que terá início em março de 2009, e será voltado para os vereadores, vice-prefeitos, prefeitos eleitos para gestão 2009-2013, além da respectiva assessoria técnica. O curso visa capacitar, melhorar e qualificar os gestores públicos, além disso, investir para que os eleitos tenham a consciência do seu papel de legisladores e gestores municipais.

O curso foi formulado em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e dividido em três módulos, onde os alunos poderão ter conhecimento das noções gerais da administração pública, como também temas específicos para os que exercerão tarefas no poder executivo e no poder legislativo.

A outra novidade apresentada pelo presidente da FUG foi o Manual da Transição. Importante instrumento que servirá de suporte e ajuda para os prefeitos e vereadores que estão assumindo os novos mandatos, igualmente para os que estão concluindo. Este Manual aborda, passo a passo, como deverão ser efetuadas em todas as esferas do poder as providências de transição.

Nenhum comentário: