segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

De 14 a 21 de dezembro de 2009

Coleta e cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea

Dias 15 e 16 de dezembro, das 14h às 17h
Local: Unidade Avançada do Hemocentro de Brasília - Hall da Taquigrafia - Anexo II da Câmara dos Deputados

A Lei Pietro
Sancionada pelo presidente da República no dia 22 de abril de 2009, a Lei nº 11.930, que ficou conhecida como Lei Pietro, criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

O texto determina que todos os anos, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas, em todo o Brasil, atividades de esclarecimento e incentivo à doação, para que se aumente o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O nome da lei é uma homenagem ao jovem gaúcho Pietro de Albuquerque, falecido no dia 3 de fevereiro deste ano, vítima de leucemia mieloide aguda, depois de 14 meses de luta contra a doença. Pietro, filho do deputado federal Beto Albuquerque, autor da lei, fez duas tentativas de transplante que poderiam ter tido outro desfecho se o cadastro de doadores de medula fosse maior. Assim, poderia ter encontrado um doador 100% compatível.

Atualmente, o Brasil registra 10 mil novos casos de leucemia por ano, doença que na maioria das vezes somente pode ser enfrentada por meio de transplante.

Para se cadastrar como candidato a doador de medula óssea basta retirar 10 ml de sangue no hemocentro mais próximo e preencher um formulário.

Nenhum comentário: