domingo, 22 de agosto de 2010

Câmara abre inscrições para o concurso Selo Cidade Cidadã

A Câmara está com as inscrições abertas para a 6ª edição do concurso Selo Cidade Cidadã 2010, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. Serão selecionados projetos de municípios que apresentem políticas para enfrentar situações de risco e recuperar áreas degradadas.

Haverá duas premiações para cidades com menos de cem mil habitantes e outras duas para os municípios mais populosos. Além de troféu, eles ganharão o selo, que vale por um ano e pode, por exemplo, garantir facilidades em financiamentos com bancos.

De acordo com o 2º vice-presidente da comissão, deputado Cassio Taniguchi (DEM-PR), um dos principais problemas das cidades brasileiras é o excesso de consumo de energia, que leva à produção de gases do efeito estufa, com reflexo nas condições ambientais.

Segundo ele, os projetos concorrentes ao selo devem contemplar medidas que evitem as causas e as consequências das mudanças climáticas. Ele ressaltou que precisa haver um planejamento adequado para evitar a ocupação de fundos de vale, que pode gerar enchentes. “No litoral, é necessário evitar a ocupação de mangues, que são extremamente sensíveis às mudanças de clima", acrescentou.

A inscrição dos municípios no concurso está aberta até o dia 1º de outubro, e a premiação ocorrerá em oito de dezembro, na Conferência das Cidades.

Nenhum comentário: