quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Geddel diz como reverter estagnação na pecuária

 O deputado Colbert Martins participou nessa quarta-feira (25), no Bahia Othon Palace, em Salvador, do I Congresso Internacional da Produção Pecuária que teve como palestrante o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Geddel Vieira Lima.  Reverter o quadro de estagnação da pecuária baiana, que hoje ostenta os piores índices de produtividade do país, foi o compromisso assumido por Geddel  que também anunciou, como proposta de governo, o investimento na difusão de tecnologia e a reestruturação da Secretaria da Agricultura.

“Prioridade em gestão pública é orçamento, e uma atividade não pode ser prioridade para um governo que destina apenas 1,6 no orçamento do Estado para a agropecuária”, criticou o candidato do PMDB. Como exemplo da estagnação no setor, Geddel citou a pecuária leiteira, que coloca a Bahia com a penúltima produtividade do Nordeste, superior apenas a do Piauí, e no 23º lugar entre todos os estados do país. Na pecuária de corte, ele apontou o fato de em todo o Estado existir apenas um frigorífico credenciado para a exportação de carne, desestimulado o criador a investir no aumento da produção.

“É impossível se imaginar que vai resolver a questão da ovinocultura e caprinocultura no Semi-Árido, apenas com a distribuição de matrizes. É preciso trazer investimentos, indústrias, para estabelecer uma cadeia produtiva e, com isso, dar sustentabilidade à agricultura familiar”, avaliou Geddel.

congresso-pecuaristasGeddel recebeu do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, João Martins Júnior (foto), um diagnóstico com propostas para o desenvolvimento do setor.
Fonte: Site PMDB Bahia

Nenhum comentário: