sábado, 16 de outubro de 2010

Projeto de Colbert restringe divulgação de pesquisa seis meses antes das eleições


Arquivo - Brizza Cavalcante
Para Colbert, margem de erro ampla aumenta risco de fraude.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7383/10, do deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que proíbe a divulgação de pesquisas de intenção de voto nos seis meses que antecedem as eleições, a não ser que a margem de erro seja de até 1%.

O autor lembra que para os cargos federais e estaduais muitas pesquisas trazem margem de erro de até 4%, para mais ou para menos, e argumenta que isso pode pode esconder fraudes. Quando há poucos candidatos, diz o deputado, o risco de manipulação dos números é maior.

Colbert afirma ainda que, no período próximo às eleições, as pesquisas podem influenciar na decisão do eleitor. "Sabemos que os institutos de pesquisas possuem conhecimento e metodologia para fazer pesquisas com margens de erro bem pequenas. Elas custam mais caro, mas somente essas deveriam ser divulgadas", afirma.

Fonte: Agência Câmara

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