quinta-feira, 22 de maio de 2008

Colbert participa de celebrações religiosas no dia de Corpus Christi

Colbert em momento de oração na missa
Criado em família religiosa, o Deputado Colbert Martins mais uma vez manifestou sua fé em Cristo participando logo pela manhã, da celebração de Corpus Christi que aconteceu hoje (22), em Feira de Santana, com missa campal seguida da procissão do Santíssimo Sacramento, sob a coordenação do arcebispo Dom Itamar Vian.

Seguindo a tradição brasileira herdada de Portugal, diversas paróquias católicas de Feira, enfeitaram o trajeto da procissão de Corpus Christi transformando as ruas num grande tapete multicolorido com símbolos eucarísticos e mensagens religiosas com enfoque principalmente na PAZ.

Confeccionar os tapetes com areia e serragem é uma tradição em diversas cidades brasileiras. Grupos de moradores, congregações religiosas, entidades beneficentes e movimentos ligados à Igreja Católica dividem a tarefa de enfeitar as ruas, cada grupo responsável por uma pequena parte do trajeto. A procissão de Corpus Christi ocorre em torno da área central da cidade, entre as praças da Matriz, Av. Sr.dos Passos e Conselheiro Franco.

A maior parte do tapete é confeccionada com areia, serragem colorida e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas e folhas. Mas a criatividade é a marca de muitos grupos que trabalham para enfeitar o caminho por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

História da festa de "CORPUS CHRISTI" no Brasil

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
.
A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. No Brasil, numa carta de 9 de agosto de 1549, o Padre Manuel da Nóbrega, da Bahia, informava: “Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”. (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).

As procissões portuguesas eram esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. A imagem de São Jorge, padroeiro de Portugal, seguia a procissão montada em um cavalo, rodeada de oficiais de gala. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.


Marcha para Jesus

No turno da tarde, o Deputado Colbert Martins assistiu a “Marcha para Jesus Contra a Violência em Feira de Santana”, a convite de evangélicos da cidade. A evento reuniu milhares de pessoas na Av.Getúlio Vargas, ao som de cinco trios elétricos e bandas gospel que interpretaram músicas de louvor a Deus em canções que passavam pelos mais variados gêneros musicais. A Marcha para Jesus é realizada no Brasil há 16 anos e a de hoje (22), em Feira , aconteceu simultaneamente com a Marcha para Jesus de São Paulo.

Nenhum comentário: