sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Comissão aprova licença-maternidade obrigatória de 180 dias

O deputado Colbert Martins (PMDB/BA) deverá votar em Plenário com os demais parlamentares, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07 aprovada nessa quarta-feira (10), pela Comissão Especial criada para este fim, que permite a ampliação obrigatória da licença-maternidade de 120 para 180 dias. O substitutivo aprovado, da deputada Rita Camata (PSDB-ES), também torna constitucional a licença-maternidade e o pagamento de salário-maternidade durante a licença para as mulheres que adotem crianças e adolescentes.

O texto prevê o benefício para todas as trabalhadoras (urbanas ou rurais) que contribuam com a Previdência Social, bem como a ampliação, de cinco para sete meses após o parto ou adoção, do período em que a trabalhadora não poderá ser demitida sem justa causa.

Empresa cidadã
Atualmente, a licença-maternidade já pode ser estendida para 6 meses no caso das empresas que, em troca de benefícios fiscais, se cadastrem no Programa Empresa Cidadã, criado pela Lei 11.770/08. No serviço público, o governo federal e alguns governos estaduais também já ampliaram o período de licença de suas funcionárias.

Nenhum comentário: