sábado, 6 de fevereiro de 2010

De volta do Haiti deputados propõem comissão geral para sua reconstrução

O deputado Colbert Martins e demais deputados brasileiros que voltaram do Haiti nesta quinta-feira (4) defenderam a realização de uma comissão geral da Câmara para discutir a reconstrução do país caribenho. A intenção é debater o tema com os ministros da Defesa, Nelson Jobim; e das Relações Exteriores, Celso Amorim, entre outras autoridades, em busca de ações duradouras que permitam ao Haiti reerguer-se como nação.

Além da comissão geral, os parlamentares também vão propor a realização de uma sessão solene para homenagear os 20 brasileiros vítimas do terremoto de 12 de janeiro. Janete Rocha Pietá também quer acelerar tramitação do PL 737/07, que torna mais rápidas as ações humanitárias internacionais empreendidas pelo governo brasileiro.

Em 12 de janeiro, o país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto que deixou cerca de 200 mil mortos, segundo as autoridades locais. Entre as vítimas, estavam 20 brasileiros. Na visita ao Haiti os cinco deputados estiveram em Porto Príncipe na quarta-feira (3) e se reuniram com o presidente haitiano René Préval; o presidente do Congresso, Lucian Coeur; o comandante-geral das tropas da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o brasileiro Floriano Peixoto; além de representantes de ONGs que prestam ajuda humanitária aos haitianos (foto).
Fonte:Agência CÂmara

Nenhum comentário: