segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Foi manchete no Blog da Feira

"Xico Melo despreza papel de Tarcízio na campanha em palestra para universitários" foi o título da reportagem do jornalista Wilson Mário Silva publicada no Blog da Feira no último dia 07.
Leia abaixo a matéria na íntegra:

O prefeito eleito Tarcízio Pimenta (DEM) foi um candidato manipulado durante toda a campanha política nas eleições municipais de Feira de Santana. As decisões sobre o conteúdo do que seria veiculado na televisão e no rádio, no horário eleitoral, foram do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) e do publicitário Xico Melo.

A informação é do diretor da agência Primeiro Mercado, Xico Melo, durante palestra que proferiu sobre “Assessoria Política”, na 3ª Semana Universitária da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana-UNEF, que tem como tema “Sociedade, Política e Mídia: um novo olhar sobre um novo tempo”, na noite da última quinta-feira. O evento universitário chega ao final na noite de hoje (07.11).

Apimentando a palestra Xico Melo revelou que a decisão do candidato democrata Tarcízio Pimenta, ter pouca participação do programa eleitoral, também foi dele e do prefeito José Ronaldo.

“Eu e José Ronaldo decidimos que Tarcízio iria aparecer menos que José Ronaldo”, disse Melo. Mostrando que exerce forte influência nas campanhas políticas o publicitário revelou que “meus clientes obedecem cegamente minhas orientações. E nunca tive choques com clientes”.

BOCÃO
Contou ainda Xico Melo que o prefeito eleito Tarcízio Pimenta queria aparecer na TV, em closes, falando direto com o povo, mas que ele foi contra. Alegou que no close: “sua boca chegaria antes” , sorrindo, explicou para estudantes dos cursos de jornalismo e de publicidade e propaganda, da UNEF, que o candidato Tarcízio tem uma boca muito grande.

Informou o palestrante que Tarcízio Pimenta tinha pouca penetração na classe A dos eleitores de Feira de Santana, segundo pesquisas da empresa Data Qualiti, que realizou as pesquisas eleitorais, semanais, para a agência Primeiro Mercado. E com base na baixa aceitação de Tarcízio, na classe A, se decidiu nos primeiros programas em apresentar o candidato num “gabinete presidencial, que foi montado, ao lado do prefeito José Ronaldo”. Esclareceu que “Tarcízio que sempre vestia camisas de manga custas com gola aberta, foi apresentado com camisa social e gravata, ao lado de Ronaldo, que estava sentado em uma cadeira, simulando que Tarcízio queria sentar nela”

O publicitário Xico Melo quando questionado por universitários sobre as rivalidades do passado, entre o prefeito José Ronaldo e o deputado estadual Tarcízio Pimenta, revelou que uma semana antes da campanha começar foi discutido numa reunião que “os dois deveriam esquecer as rivalidades”. E disse mais: “que um dependia do outro para vencer as eleições”. Acrescentando que se “eles estivessem separados não ganhariam as eleições”. No entendimento de Xico Melo “a sucessão do governo da Bahia passa por José Ronaldo”.

MEU MEDO
Em relação ao enfrentamento político na campanha, disse Xico Melo: “O meu medo era de Sérgio Carneiro (PT) e não de Colbert (PMDB)”. Colocando mais molho nas discurssões, após a palestra, o publicitário apontou que o problema de Sérgio Carneiro é que ele “foi embora de Feira”. Xico Melo elogiou a campanha publicitária do petista, considerando que “foi muito bem feita”.

Já em relação ao candidato Colbert Martins, deputado federal, analisou Xico Melo, que “Colbert não tinha um ponto de partida. Faltou uma linha”. E quando questionado o que ele mudaria na campanha o publicitário revelou que usaria o mote que “Feira precisa de um prefeito honesto”, alegando que uma das virtudes de Colbert Filho é a sua honestidade. Questionou ainda Xico Melo que não se usou muito a imagem do ex-prefeito Colbert Martins na campanha do Colbert Filho. E que quando Colbert pai apareceu, já no final da campanha, registrou-se um crescimento. Disse ainda Xico Melo que “a campanha de Colbert Filho foi do voto de gratidão”.

Nenhum comentário: