o reitor José Carlos e Ildes Ferreira à esquerda
O deputado Colbert Martins participou na manhã deste domingo (30) da 10ª Caminhada do Folclore, evento que tem o objetivo de resgatar e preservar a tradição popular, valorizando a cultura como forma de expressão maior de um povo. Promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), marca também o encerramento das comemorações da Semana do Folclore na cidade feirense.
Ao lado do ex-secretário estadual Ildes Ferreira e do reitor da UEFS José Carlos Barreto, e outras personalidades, Colbert acompanhou todo o percurso do cortejo, como faz todos os anos. “É muito importante este tipo de manifestação popular que acompanhamos há dez anos aqui em Feira. É uma maneira de expressar o folclore, esse conjunto de todas as tradições, lendas e crendices populares de um país que pode ser percebido na alimentação, linguagem, falares, artesanato, religiosidade, crenças e vestuário do seu povo”, disse o parlamentar.
Grupo folclórico do distrito de Bomfim de Feira
A Caminhada do Folclore que foi inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, trouxe à Av.Getúlio Vargas grupos de baianas, capoeira regional e de angola, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, reisado, grupos musicais e bandinhas típicas repentistas, aboiadores, burrinha, maculelê, sambas, nego fugido, caretas, entre outras manifestações da cultura de raiz.
Nas camisas "Sou amigo de Colbert"
Segundo Tânia Pereira, idealizadora e coordenadora do evento, 4.044 integrantes distribuidos em 120 grupos de 22 cidades da região, a exemplo de Serra Preta, Santo Amaro, Ouriçangas, Cachoeira, Ipirá, Água Fria, Pedrão, Irará, São Gonçalo, Alagoinhas, Tanquinho, dentre outras, participaram da Caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário